Em Mogi Guaçu, Tribunal de Contas inicia atividades da 23ª edição do Ciclo de Debates

 

28/03/2018 – MOGI GUAÇU – Lideranças políticas e gestores de 27 municípios – Prefeitos, Vereadores, Secretários e servidores públicos – participaram, hoje (28/3), às 10h00, no Cerâmica Clube, em Mogi Guaçu, da abertura das atividades da 23ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais,  evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que discutiu formas de proporcionar melhorias nas administrações e nas políticas municipais.

A mesa solene, com a presença do Conselheiro-Presidente Antonio Roque Citadini, foi composta pelo Prefeito de Mogi Guaçu, Walter Caveanha e pelo Presidente da Câmara, Vereador Rodrigo Falsetti, que, em nome das autoridades regionais, deram boas-vindas à caravana do TCE e aos participantes do primeiro encontro do ano.

Participaram da abertura dos trabalhos o Auditor-Substituto de Conselheiro Josué Romero; o Procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Rafael Neubern; o Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara; o Delegado Seccional de Polícia, José Carlos de Souza e o Presidente do Cerâmica Clube, Dib Antonio Filho.

Por parte do TCE, além do Presidente, integraram a comitiva os Diretores dos Departamentos de Supervisão da Fiscalização I e II, Antonio Bento de Melo e Alexandre Teixeira Carsola; o Diretor da Unidade Regional de Mogi Guaçu (UR-19), Vanderlei Marçola; o Diretor-Técnico, Paulo Massaru Uesugi Sugiura; a Diretora da 1ª Diretoria de Fiscalização, Sônia Rocco e a Coordenadora do Observatório do Futuro, Manuela Leitão.

. Abertura

Em suas palavras, o Prefeito de Mogi Guaçu, Walter Caveanha falou sobre a situação de dificuldade financeira que os municípios passam e destacou que o Tribunal de Contas tem sido um importante parceiro dos gestores na orientação sobre a correta aplicação dos recursos e implantação das políticas públicas. 

O Presidente do TCE, por sua vez, fez uma saudação aos dirigentes políticos da região – 14 Prefeitos e 16 Presidentes de Câmaras –, e agradeceu a presença do público de cerca de 500 representantes das cidades jurisdicionadas, que participaram das palestras e dos debates técnicos.

Citadini reforçou aos presentes a necessidade de acompanhar os alertas e os comunicados emitidos pela Corte, bem como destacou o caráter pedagógico do órgão, com a realização de eventos, cursos e atividades de capacitação oferecidas gratuitamente ao público.

"A partir de abril nós adotaremos um novo sistema que irá intensificar a emissão de alertas a todos os gestores, informando a situação da administração e sugerindo rotas para correção”, informou o Presidente. “Nosso objetivo é ajudar as Prefeituras a lidarem com as contas públicas, principalmente em momentos de crises e de dificuldades que refletem diretamente nos municípios” pontuou.

.Mesa técnica

Com a participação de Diretores, técnicos e especialistas, a mesa de trabalhos debateu diversos temas afetos aos principais setores da administração. Em um formato de ‘perguntas e respostas’ foram debatidas questões que versaram sobre Controle Interno, Transparência, Planejamento, Educação, Saúde, Precatórios, Terceiro Setor e Desenvolvimento Sustentável. 

Ao longo deste ano, serão realizados 20 (vinte) encontros abrangendo os órgãos jurisdicionados do interior e do litoral de São Paulo. 

Amanhã (29/3), também às 10h00, em Campinas, na sede da Câmara Municipal, será realizada a segunda reunião de 2019, sob coordenação do Diretor Técnico Oscar Maximiano da Silva e de equipe da Unidade Regional (UR-03).

A íntegra do calendário – com locais, datas e municípios que estarão representados – pode ser consultada por meio do link ou pelo infosite do Ciclo de Debates (www.tce.sp.gov.br/ciclo).