25/07/2023 – SÃO PAULO – Em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Tribunal de Justiça sediará, no dia 2 de agosto, a próxima fase da campanha conjunta de doação de sangue. Também participam da iniciativa as Secretarias da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), da Agricultura e Abastecimento e do Turismo e Viagens.

“No TCESP, conseguimos doações suficientes para ajudar mais de 200 pessoas. Sempre fui doador, mas nunca imaginei que um dia também precisaria de sangue, depois de uma cirurgia. Por isso sei exatamente como essa atitude generosa é importante”, afirmou o Presidente do Tribunal, Conselheiro Sidney Beraldo.

Em março, a primeira etapa da campanha, realizada pelo segundo ano consecutivo no TCESP, arrecadou o suficiente para beneficiar 236 indivíduos. Cada bolsa doada pode salvar até quatro vidas.

Para participar, os interessados devem se inscrever pelo https://www.tce.sp.gov.br/doacaodesangue

. Requisitos

A coleta, voltada exclusivamente aos servidores das instituições parceiras, será feita nas dependências do Palácio da Justiça, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h, com o apoio da Fundação Pró-Sangue. A entidade, ligada à Secretaria Estadual da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), disponibilizará toda a estrutura necessária para os procedimentos.

“A campanha conjunta de sangue pretende unir os servidores da região central em um ato de solidariedade. Ao promover a iniciativa em três etapas anuais, nosso objetivo é criar o hábito da doação, um ato simples, que salva vidas”, declarou Fernanda Borges Keid, Diretora de Saúde e Assistência Social (DASAS) do TCESP.

Entre os requisitos para doar estão idade entre 16 e 69 anos; peso mínimo de 50 kg; boas condições de saúde; pelo menos 6 horas de sono

nas 24 horas anteriores; estar bem alimentado e evitar o consumo de alimentos gordurosos 4 horas antes da coleta. Também é necessária a apresentação de documento original, com foto recente.

As bolsas serão destinadas a cerca de 100 órgãos públicos da rede estadual de saúde. Entre eles, o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

. Terceira etapa

A próxima fase da campanha acontece no início de novembro, na Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Para saber mais sobre as regras para a doação, basta acessar o site da Fundação Pró-Sangue. Interessados ainda podem se apresentar a qualquer momento nos postos fixos da Fundação, após agendamento prévio pelo site da entidade. O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) também aceita doações, de segunda a sexta, das 9h00 às 16h00, e aos sábados, das 8h00 às 16h00.

Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) pelo endereço https://bit.ly/3noqFLn ou pelos telefones (11) 4573-8902 e 4573-8249.