Novo módulo da Trilha de Aprendizagem sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável está no ar

18/08/2026 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), disponibilizou nesta segunda-feira, 17/08, o oitavo módulo da Trilha de Aprendizagem que aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Prática.
Com o tema ‘Mobilidade Urbana’, o módulo discute questões sobre desigualdade e a formação das cidades brasileiras, ressalta fundamentos constitucionais e legais do tema, orienta sobre o Plano de Mobilidade Urbana e o Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável e apresenta instrumentos e boas práticas para transformar diretrizes em ações concretas para alinhar a mobilidade urbana aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Composta por dez módulos, lançados ao longo de 2025 e 2026, a trilha disponibiliza conteúdos didáticos, vídeos, manuais, boas práticas, além de indicações de livros, filmes, documentários e podcasts, e o desafio EPCPlay.
A ideia tem como objetivo reunir o conhecimento sobre os ODS e sua relação com as dimensões do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), oferecendo um guia prático aos gestores públicos de como melhorar a qualidade dos produtos e dos serviços disponibilizados aos cidadãos.
Conheça a Trilha de Aprendizagem ODS na Prática por meio do link a seguir e saiba mais: https://go.tce.sp.gov.br/trilhaods.