Painel do TCESP reúne informações sobre obras para melhoria da qualidade das águas do Tietê

 

22/01/2019 - SÃO PAULO - Com o propósito de monitorar e dar transparência aos recursos públicos destinados à despoluição do leito do Rio Tietê, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) desenvolveu a ferramenta 'Painel Rio Tietê.

Com acesso pela internet por meio do link www.tce.sp.gov.br/paineldotiete, a plataforma apresenta os investimentos públicos e a situação dos contratos do Programa de Despoluição do Rio Tietê que estão em exame pelo TCESP.

As obras, referentes às etapas III e IV do Projeto Tietê para ampliação da cobertura de coleta, transporte e tratamento de esgotos, são realizadas por meio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e, em valores atualizados, as contratações somam mais de R$ 2,3 bilhões.

Além de mostrar o avanço na execução dos contratos, o ‘Painel Rio Tietê’ traz informações sobre as medições realizadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) ao longo dos anos a respeito da qualidade da água do rio e do nível de saneamento básico dos municípios em que o Tietê é corpo receptor da carga poluidora.

O painel apresenta três índices que trazem a conclusão das medições. O Índice de Qualidade das Águas (IQA) faz uma avaliação relativa ao recebimento de efluentes orgânicos, principalmente esgotos domésticos, classificando o resultado da qualidade como ótima, boa, regular, ruim, péssima.

Já o Índice de Preservação da Vida Aquática (IVA) mede a qualidade para fins de proteção da fauna e flora e leva em consideração a presença e a concentração de contaminantes químicos tóxicos e seus efeitos nos organismos aquáticos. 

Por fim, o Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto da População Urbana de Município (ICTEM) afere a eficiência da remoção da carga orgânica gerada pela população urbana. 

Disposto de forma gráfica e de simples visualização, o ‘Painel Rio Tietê’ ainda exibe um mapa do Estado de São Paulo com as áreas demarcadas com contratos que visam à despoluição do rio e os resultados das medições da qualidade da água.