17/01/2020 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou, na terça-feira (14/1), o ‘Painel da Saúde’ – ferramenta que possibilita ao interessado obter informações, por meio de números e gráficos, acerca do atendimento prestado nos hospitais públicos com sede no Estado de São Paulo.

A ferramenta foi apresentada pelo Presidente do TCE, Antonio Roque Citadini e contou com a presença do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro; do Secretário-Diretor, Sérgio Ciquera Rossi; do Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fábio Xavier; do Diretor da Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo, Marcos Miguel Portella; e do Assessor da Presidência, Orlando Pontiroli (assista ao vídeo de lançamento).

Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação do TCE, o ‘Painel da Saúde’, previsto para ser atualizado semestralmente, exibe informações acerca de 193 unidades hospitalares, de atendimento geral e especializado, na forma de um mapa do Estado para visualização dos estabelecimentos de acordo com a capacidade e atendimento.

“O Painel faz uma fotografia de como está o sistema de saúde estadual e dos municípios. O objetivo é que a população saiba como os recursos públicos estão sendo aplicados e qual o trabalho que cada órgão de saúde realiza”, argumentou Citadini. “Ele vem na esteira de uma série de outras medidas que foram tomadas pelo Tribunal com o intuito de informar bem o cidadão. Será mais um olhar do Tribunal de Contas para ajudar na fiscalização e corrigir”.

. Funcionalidades

O levantamento foi extraído a partir das bases de dados e informações colhidas junto ao Ministério da Saúde e às Pastas estaduais da Saúde e da Fazenda; e abrange os 193 hospitais próprios administrados diretamente pelo Estado e/ou municípios. Não estão incluídos no painel os hospitais de entidades sem fins lucrativos ou filantrópicos, como as Santas Casas.

Os dados obtidos dos vários sistemas pelo Tribunal de Contas do Estado são referentes ao primeiro semestre de 2019 (entre janeiro e junho). Do total, 53 unidades estão localizadas na Capital e 140 se encontram em 95 municípios do Estado.

Por meio do Painel da Saúde, também é possível conhecer a quantidade de leitos utilizados para internação (cirúrgicos, clínicos, obstétricos, pediátricos, complementares e de outras especialidades) e os procedimentos realizados (exames laboratoriais e de imagens, procedimentos clínicos e cirúrgicos ambulatoriais, entre outros).

A ferramenta permite obter, ainda, informações sobre o total de internações realizadas pelos hospitais e a média de permanência em dias que os pacientes ficam internados em leitos e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A interface conta com uma ferramenta de busca por hospital que possibilita ao interessado ter acesso a informações cruciais para análise do atendimento prestado e dos recursos hospitalares disponíveis, acerca, por exemplo, da quantidade de médicos que prestam assistência e o total de internações, atendimentos, consultas e exames realizados.

Com a busca individualizada, é possível visualizar detalhes sobre os tipos de leitos (de internação, cirúrgico) e de equipamentos disponíveis em cada hospital. A interface com os dados e informações pode ser acessada pela internet por meio do link www.tce.sp.gov.br/paineldasaude.

Clique para acessar o Painel da Saúde

Assista ao vídeo de lançamento