webdoor-compliance

18/10/2019 – SÃO PAULO – Corrupção, contratações públicas, governança e compliance foram alguns dos temas abordados ontem (17/10), das 9h30 às 17h00, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Melo’, na Capital, durante o ‘V Seminário Internacional Boa Governança no Setor Público’.

A solenidade de abertura contou com a presença do Presidente do TCE, Antonio Roque Citadini; do Conselheiro, Dimas Ramalho; do Assessor Procurador-Chefe do Gabinete Técnico da Presidência (GTP), Mauricio Varnieri; do Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fábio Xavier; da Diretora da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), Bibiana Camargo; e do Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade São Paulo (USP), Lucas Campos. 

Em sua fala o Presidente do TCE destacou a relevância do tema para a administração pública cujo objetivo é a troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos. “A administração pública tem que pensar que ela não é algo estática, paralisada e quase que imobilizada. Ela tem que abrir os olhos para as novas questões que aparecem. Ética, compliance e governança ganham uma dimensão nova neste rápido mundo que se transforma”, destacou Roque Citadini.

. Programação

No período da manhã, as palestras foram proferidas pela Professora da Universidade de Coimbra em Portugal, Susana Aires Sousa; pelo Professor da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, Christopher Burchard; e pelo Juiz de Direito e Professor da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, Cláudio do Prado Amaral. 

Já no período vespertino, os palestrantes foram o Doutorando da Universidade de Frankfurt, Matheus Puppe; a Compliance da Samarco e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Roberta Guasti Porto; o Professor da USP de Ribeirão Preto, Eduardo Saad-Diniz; o Diretor-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça de Portugal, Vasco Monteiro Torres Pinto da Rocha; e também o Doutorando da USP, Lucas Augusto Ponte Campos.

As atividades, que reuniram presencialmente mais de 500 participantes no auditório nobre e na sala multiuso, foram transmitidas em tempo real pela Internet. O seminário contou com apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) e apoio institucional da Universidade de São Paulo (USP). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail epcp-eventos@tce.sp.gov.br.

Clique para acessar a galeria de fotos