Pesquisador explica sobre criação de vacinas em podcast do TCE


02/06/2021 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), que já abordou o assunto da vacinação como política pública, lançou a 29ª edição do PodContas para tratar do tema – desta vez, sob o ponto de vista científico.

O convidado é o PhD em Engenharia Biomédica pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) e Pesquisador da Faculdade de Medicina da Northwestern University (Pós-Doc), em Chicago, Davi Lyra Leite.

O pesquisador explica que a vacina é “qualquer coisa que damos ao nosso sistema imunológico para que ele desenvolva uma resposta antecipada à presença de um agente, para que quando vier aquele agente infeccioso externo forte, o nosso sistema imunológico já saiba responder”.

Sobre os tipos de vacinas, o entrevistado afirma que a maneira mais comum para as desenvolver é com um vírus análogo ao qual se quer imunizar, que é capaz de infeccionar um outro animal, mas não gera resposta em humanos, fazendo com que o ser humano gere anticorpos para quando esse vírus semelhante aparecer.

Outro modelo citado por ele são as vacinas de vírus inativados. Esses imunizantes são feitos com o próprio vírus da doença, sendo replicado e inativado. De acordo com Lyra Leite, uma forma bastante comum de desativar o vírus é submetendo-o a tratamentos de calor, fazendo-o perder a capacidade de se replicar no corpo humano, mas ainda gerando resposta imunológica.

O cientista pontua que há ainda uma terceira linha de pensamento para a criação de vacinas, a partir de apenas uma parte do vírus, como a Butanvac, que está sendo feita no Instituto Butantan.

O episódio 29 do PodContas, realizado pela Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), está disponível nas plataformas Spotify (https://spoti.fi/34D95GO), Anchor (https://bit.ly/3mChSAh), Google Podcasts (https://bit.ly/3g42iLh) e Apple Podcasts (https://apple.co/3wb0B5i).