TCESP debate transparência na Administração Pública em novo episódio de podcast


23/03/2021 – SÃO PAULO – A transparência é muito cobrada pela população quando se trata de Administração Pública. Entretanto, quais são os dispositivos presentes no Estado brasileiro que possibilitam o controle social e a aproximação da sociedade com as questões públicas? 

Com o intuito de apresentar esses dispositivos e incentivar a participação popular no acompanhamento da gestão pública, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou, na segunda-feira (22/3), mais um episódio do PodContas.

Na edição, o Agente de Fiscalização do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto, graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e autor do artigo ‘Transparência e Controle Social: Ferramentas Disponíveis à Sociedade Brasileira’, Julio Godoy Gomes, fala sobre o tema.

“A transparência e o controle social são os pilares da democracia. A partir do momento que a população começa a participar da tomada da decisão, ela está exercendo sua soberania”, afirmou.

Durante a entrevista, o servidor destaca as normas da Constituição Federal de 1988 que foram essenciais para o avanço da transparência, a exemplo da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Acesso à Informação. 

Com conteúdo relacionado a assuntos de interesse pedagógico e voltados à capacitação, o PodContas é direcionado a gestores, servidores dos órgãos municipais e estaduais fiscalizados pela Corte e ao público em geral. 

Os episódios estão disponíveis para acesso nas plataformas Spotify (http://spoti.fi/399yx9A), Anchor (https://bit.ly/3mChSAh), SoundCloud (https://bit.ly/3qy02AT) e Google Podcasts (https://bit.ly/3g42iLh).