20/04/2021 – SÃO PAULO – O episódio desta semana do podcast do Tribunal de Contas trata de um assunto que está em alta, não apenas no Brasil, mas no mundo: a vacinação e o combate à pandemia da COVID-19. A conversa, no entanto, mantém o enfoque nas medidas que estão sendo tomadas no país, tanto pelo setor público quanto pelo privado.

Nesta edição, os convidados do PodContas são a Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e Doutora em Política Social pela Universidade de Edimburgo, Elize Massard da Fonseca, e o Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo, Doutor em Direito pela London School of Economics and Political Science (LSE) e membro do Comitê de Bioética do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, Daniel Wei Liang Wang.

De acordo com Elize Massard, houve uma dificuldade do Ministério da Saúde em coordenar as ações do Governo Federal com os Estados e municípios. Ela lembra que o Sistema Único de Saúde (SUS) já mostrou ser capaz de agir contra pandemias como a Aids, por exemplo, mas que as capacidades estatais sozinhas não são suficientes para isso. 

Uma das questões que também é apontada é a da desinformação, com propagação de tratamentos e de remédios que não funcionam, bem como desconfianças em relação à vacina. Daniel Wei Liang Wang frisou que, apesar do conflito entre o Governo Federal e os Estados, o Supremo Tribunal Federal (STF) agiu permitindo que os Estados tivessem liberdade no enfrentamento do vírus.

O material busca orientar gestores e servidores que atuam nos órgãos municipais e estaduais fiscalizados pela Corte, focando no aprimoramento técnico. O 23º episódio do PodContas está disponível nas plataformas Spotify (https://spoti.fi/3tzCz3i), Anchor (https://bit.ly/3mChSAh), SoundCloud (https://bit.ly/3qy02AT) e Google Podcasts (https://bit.ly/3g42iLh).