Podcast do TCE discute política de Defesa e Segurança Nacional


28/4/2021 – SÃO PAULO – Você entende como uma política de Defesa bem estruturada pode ajudar o Brasil? Sabe qual a necessidade de manter a estabilidade, regularidade e previsibilidade orçamentária no Estado?

O PodContas desta semana aborda esses temas, com a presença da Mestre em Direito Constitucional e Teoria Política e Analista Política do Instituto Unidos pelo Brasil, Simone Mayara Ferreira.

“A necessidade de uma política de Defesa está presente na formação do Estado moderno”, afirma Simone Ferreira. De acordo com ela, a Defesa Nacional é algo muito maior do que apenas o combate dos exércitos. E esse conceito, hoje, englobaria tudo aquilo que é necessário para a manutenção das fronteiras de um Estado.

Mas por que a Defesa Nacional está relacionada ao orçamento? Segundo a Analista Política, a estabilidade, regularidade e previsibilidade orçamentária seriam possíveis e necessárias para uma melhor política de Defesa. Isso envolveria, por exemplo, se preparar para prover a carreira de um oficial do Exército, que passa em média 50 anos para ser General e tem progressões salariais durante esse período, que já estão previstas. 

Com edições semanais, o PodContas busca orientar servidores que atuam nos órgãos municipais e estaduais fiscalizados pela Corte, e demais interessados no tema. 

O vigésimo quarto episódio, assim como todos os anteriores, está disponível nas plataformas Spotify (https://spoti.fi/3xuDDYz), Anchor (https://bit.ly/3mChSAh), SoundCloud (https://bit.ly/3qy02AT) e Google Podcasts (https://bit.ly/3g42iLh).