12/04/2023 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) disponibilizou nas principais plataformas digitais o 80º episódio do PodContas, podcast voltado ao aprimoramento dos conhecimentos técnicos e direcionado a gestores e a servidores que atuam nos órgãos municipais e estaduais fiscalizados pela Corte.

O programa contou com a participação da Gerente do Departamento Administrativo e Financeiro da Sabesp do Litoral Norte, Jaqueline Aparecida da Rocha; do Gerente do Setor Técnico de Operações da Sabesp do Litoral Norte, Mario Augusto Ferraz do Amaral; do Superintendente da Sabesp do Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno; e da Administradora do Departamento Administrativo e Financeiro da Sabesp do Litoral Norte, Maria Carolina de Lima Schimdt.

O debate foi embasado no artigo "Redução do Prazo Médio de Conclusão de Contratações por Meio de Metodologia Desenvolvida a Partir de Conceitos de Metodologias Ágeis", publicado na última edição da Revista Cadernos da Escola Paulista de Contas Públicas e escrito em coautoria pelos convidados.

No episódio, os autores explicam sobre como a Sabesp conseguiu simplificar os processos e procedimentos, a ponto de conseguir reduzir o tempo médio de contratações e elevando a sua eficiência.

“O trabalho se deu através do planejamento operacional da unidade de negócios da Sabesp (Superintendência) e foi priorizado através da criação de um grupo multidisciplinar de alto nível, reunindo diversos especialistas das áreas da Sabesp. Em um primeiro momento, o desafio foi de diminuir o prazo de contratação e aquisição, pois é um processo muito crítico.” Destaca Rui Cesar.

O conteúdo, voltado ao aprimoramento dos conhecimentos técnicos e direcionado a gestores e a servidores que atuam nos órgãos municipais e estaduais fiscalizados pela Corte de Contas paulista, está disponível nas plataformas Spotify (https://spoti.fi/2Uw62y8), Anchor (https://bit.ly/3mChSAh), Google Podcasts (https://bit.ly/3BV9HGU) e Apple Podcasts (https://apple.co/3wb0B5i).