midia_0.png

02/05/2018 – SÃO PAULO – O Portal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) registrou mais de 2 (dois) milhões de visualizações de suas páginas virtuais no primeiro quadrimestre deste ano. Ao todo, cerca de 220 (duzentas e vinte) mil pessoas – chegando a mais de 7 (sete) mil visitantes nos dias de sessões de julgamento – buscaram informações relacionadas à Corte paulista. O número de acessos diários é o dobro do registrado em 2012, quando o novo site do Tribunal entrou no ar.

Principal canal de divulgação das ações e atividades desenvolvidas pelo TCESP, o portal traz assuntos de interesse dos cidadãos, órgãos fiscalizados e servidores públicos. Por meio do endereço eletrônico www.tce.sp.gov.br estão disponíveis notícias sobre a atuação do Tribunal, informações de utilidade pública – a exemplo do Portal da Transparência –, pesquisas sobre processos, jurisprudência, relatórios de fiscalizações, receitas e despesas, entre outros assuntos.

. Áreas mais acessadas

Ao longo dos últimos 6 (seis) anos, 3.367.060 pessoas entraram no site do Tribunal gerando mais de 40 (quarenta) milhões de visualizações de páginas. Com 466.146 acessos, a pesquisa de processos (http://www4.tce.sp.gov.br/pesquisa-de-processos) foi o local mais visitado do site.

A procura pelas relações de apenados (http://www4.tce.sp.gov.br/pesquisa-na-relacao-de-apenados) também foi grande, acumulando 418.317 mil acessos. Essas listas trazem informações sobre pessoas físicas e jurídicas punidas por irregularidades cometidas em licitações ou contratações e também sobre empresas impedidas de negociar com a administração pública ou de receber benefícios ou incentivos fiscais.

A página de concursos do Tribunal (https://www4.tce.sp.gov.br/concursos), que registrou mais de 165 mil visitas entre os anos de 2012 e 2018, também se destacou. A área de Legislação e Normas (http://www4.tce.sp.gov.br/legislacao-e-normas) – onde se encontram disponíveis canais de acesso às legislações federais e estaduais, resoluções, instruções, deliberações, súmulas, manuais, além da Lei Orgânica e do Regimento Interno do TCESP –,  não ficou muito atrás, contabilizando, 128.394 acessos.

. Histórico

Em 23 de janeiro de 2012, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lançou seu novo Portal. Além do formato mais moderno, o site aderiu à tendência do agrupamento de conteúdos, levando em conta o perfil do público visitante – composto, principalmente, pelos jurisdicionados, cidadãos e servidores – e dados de caráter institucional.

Com o novo Portal, os informes relativos às sessões de julgamento, aos comunicados oficiais e às notícias em geral também ganharam evidência. Além disso, no desenvolvimento do site, foi utilizando um sistema de gestão de conteúdos, também conhecido como sistema de administração de portais, baseado em software livre, o qual permitiu a descentralização de atualização de informações pelas diversas áreas do Tribunal.