webdoor-sitetcesp2016

19/06/2018 – SÃO PAULO – O Portal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) registrou mais de 1,74 milhões de visualizações de suas páginas virtuais no primeiro quadrimestre deste ano. Ao todo, cerca de 207 (duzentas e sete) mil pessoas – chegando a mais de 12 (doze) mil visitantes nos dias de sessões de julgamento – buscaram informações relacionadas à Corte paulista. O número de acessos diários vem aumentando conforme as atualizações no site do TCE e, até ontem (18/6), às 18h00, foram registrados 2.463.198 visualizações.

Principal canal de divulgação das ações e atividades desenvolvidas pelo TCESP, o portal traz assuntos de interesse dos cidadãos, órgãos fiscalizados e servidores públicos. Por meio do endereço eletrônico www.tce.sp.gov.br estão disponíveis notícias sobre a atuação do Tribunal, informações de utilidade pública.

. Áreas mais acessadas

Durante o período de janeiro a abril deste ano, 91.834 pessoas acessaram a pesquisa de processos (http://www4.tce.sp.gov.br/pesquisa-de-processos), uma das áreas muito visitada no site do TCE.

A procura pelas relações de apenados (http://www4.tce.sp.gov.br/pesquisa-na-relacao-de-apenados) também foi grande, acumulando 42.647 mil acessos nos últimos 4 meses. Essas listas trazem informações sobre pessoas físicas e jurídicas punidas por irregularidades cometidas em licitações ou contratações e também sobre empresas impedidas de negociar com a administração pública ou de receber benefícios ou incentivos fiscais.

. Reformulação

Em agosto de 2018, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo reprogramou todo o portal institucional Além do formato mais moderno, o site aderiu à tendência do agrupamento de conteúdos, levando em conta o perfil do público visitante – composto, principalmente, pelos jurisdicionados, cidadãos e servidores – e dados de caráter institucional.

No site, os informes relativos às sessões de julgamento, aos comunicados oficiais e às notícias em geral, também ganharam evidência. Além disso, no desenvolvimento do site, foi utilizando um sistema de gestão de conteúdos, também conhecido como sistema de administração de portais, baseado em software livre, o qual permitiu a descentralização de atualização de informações pelas diversas áreas do Tribunal.

. Melhorias contínuas

Responsável pela gestão de conteúdo do portal institucional, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), tem buscado, em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), promover melhorias constantes e tornar o portal, cada vez mais atrativo e dinâmico, priorizando facilitar e dar visibilidade à gama de serviços oferecido pela Corte de Contas Paulista.

Em 2019 foram acrescidos importantes atalhos que remetem às ações de interesse público e dos jurisdicionados, a exemplo do Portal das Fiscalizações Ordenadas; Mapa de Obras Paralisadas ou Paradas; Infosite VISOR, que traz os alertas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); e o Mapa das Câmaras Municipais, que permite ao internauta acompanhar os custos das Casas Legislativas no Estado.