Assista à palestra

12/08/2022 – SÃO PAULO – A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Desembargadora Federal Marisa Ferreira dos Santos, proferiu palestra no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) sobre a ‘Atuação do Direito na busca da dignidade humana e a redução das desigualdades sociais e regionais’.

A apresentação foi feita na quinta-feira (11/8), às 14h00, no Auditório Nobre do TCESP, na Capital, como parte das atividades da XX Semana Jurídica. Os debates foram mediados pelo Conselheiro-Presidente, Dimas Ramalho.

Primeira mulher a comandar o TRF3, com jurisdição em São Paulo e Mato Grosso do Sul, a Desembargadora chamou a atenção para as diferentes realidades no Brasil relacionadas às desigualdades sociais e destacou a importância da Justiça Federal itinerante para garantir o acesso a serviços essenciais e o direito à cidadania às populações carentes que moram em regiões de difícil acesso.

“Enquanto faltarem políticas públicas, vamos continuar tendo desigualdades. Como é possível ter parte do país sem acesso à internet, à uma banda larga, que é capaz de nos conectar com o mundo e com os próprios direitos?”, questionou a Desembargadora Marisa Santos. “Muita coisa depende do Direito, de olhar para essas causas pensando em normas constitucionais, mas nem tudo. Precisamos de políticas públicas”, afirmou.

A exposição foi voltada a um público formado por autoridades, representantes de órgãos de controle externo, servidores públicos, estudantes e convidados.

Participaram das atividades, o Vice-Presidente do TCESP, Conselheiro Sidney Beraldo; a Conselheira Cristiana de Castro Moraes; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; e o Chefe de Gabinete da Presidência, André Neves.

Com transmissão em tempo real pela TV TCE e pelo YouTube, a palestra já contou com mais de 1 mil visualizações e está disponível na íntegra pelo link https://bit.ly/3Ahnzwt.

Veja mais fotos no Flickr do TCESP