30/03/2021 – SÃO PAULO – A Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheira Cristiana de Castro Moraes, foi homenageada na segunda-feira (29/3) pelo trabalho desempenhado frente à Corte paulista durante o evento on-line ‘As mulheres mudam o mundo’.

A live, promovida pelo Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) – em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCMGO) –, reconheceu a contribuição das mulheres que se dedicam ao trabalho nos órgãos de controle externo do país. A homenagem foi dirigida a toda a categoria feminina que integra o Sistema de Controle Externo Nacional.

A cerimônia, realizada em formato de talk show, foi coordenada pela Auditora do TCMGO, Priscila Borges, e destacou a força e a dedicação da presença feminina nos TCs. A jornalista e bacharel em Direito Suelen Reis foi a responsável por entrevistar as Presidentes das Cortes de Contas do Brasil.

A homenagem contou, entre outras, com a participação da Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar; da Juíza de Direito, Presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Renata Gil de Alcântara Videira; e da Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e Procuradora-Geral do TCE-SC, Cibelly Farias. O Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues representou o Colegiado da Corte no evento.

. Trajetória

Em sua participação, a Presidente do TCESP relatou um pouco de sua trajetória, currículo, experiências pessoais, motivações e razões que a motivaram a trabalhar na área. Natural de Belo Horizonte, Cristiana de Castro Moraes é a primeira Conselheira a integrar o colegiado em 96 anos de história do órgão.

“É uma alegria participar dessa homenagem, em meio a mulheres tão competentes. Iniciativas como essas, que debatem a participação feminina, são muito importantes para consolidar a presença da mulher tanto no mercado de trabalho quanto na democracia”, afirmou a Presidente.

Egressa do Corpo de Auditores do TCESP, em 23 de abril de 2012, tomou posse na Corte, sendo a primeira servidora de carreira do órgão a compor o Conselho. Em 2016 foi eleita, por unanimidade, para presidir as atividades da Corte Paulista. Em 2021, a Conselheira foi escolhida para conduzir os trabalhos do TCE pela segunda vez.

A Presidente ainda falou sobre os momentos de desafios e de superação que teve ao longo de sua formação profissional, quando diversas vezes teve que cumprir jornadas duplas, optou por investir em sua carreira e profissão, e que muitas vezes influenciou em sua vivência junto aos familiares. Ao falar sobre a presença competente de servidoras no órgão paulista, Cristiana de Castro Moraes disse que, apesar da pandemia e dos novos desafios que trouxe a rotina, o TCE manteve sua produtividade e tem cumprido sua missão.

“É uma responsabilidade muito grande representar todas as mulheres, a coragem e o esforço que elas tiveram para abrir o caminho para chegar onde estamos hoje”, completou.

Assista ao evento na íntegra.