08/03/2021 – SÃO PAULO – Mais de 700 servidores da área da fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) participaram, na segunda-feira (8/3), do primeiro dia de atividades da 25ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS).

A abertura do evento virtual, que acontece até quinta-feira (11/3) utilizando a ferramenta de colaboração integrada Microsoft Teams, contou com a presença de membros do Colegiado, Diretores da Capital e das 20 Unidades Regionais (URs) distribuídas no Estado de São Paulo, servidores da fiscalização, assessores e auxiliares dos Gabinetes e Cartórios.

A Presidente da Corte de Contas paulista, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, às 15h00, abriu oficialmente os trabalhos e, em sua exposição, deu as boas-vindas aos participantes, falou sobre os avanços do Tribunal como órgão de controle externo e abordou os desafios para o futuro da Corte.

“Devemos nos orgulhar porque, mesmo com toda essa turbulência que vivemos, o Tribunal de Contas não parou suas atividades. Precisamos estar preparados para a retomada de um estado de normalidade. Projeto um futuro de excelência ainda maior para o nosso Tribunal, pois tenho certeza da eficiência e da qualidade do quadro funcional do TCESP”, destacou a Conselheira-Presidente.

. Palestra

Após a solenidade de abertura, os servidores acompanharam uma palestra da escritora e jornalista, com Mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres, Leila Ferreira. A palestrante falou sobre como é preciso aprendermos a ser pessoas mais bem-humoradas, gentis e leves nos nossos relacionamentos, inclusive no trabalho

Autora dos livros ‘A arte de ser leve’, ‘Viver não dói’, entre outros, Leila fez reflexões sobre o comportamento humano e sobre a necessidade de fazer pausas no dia a dia. Ela lembrou que um dos reflexos da pandemia em nossas vidas foi que a doença nos obrigou a fazer pausas em diversos aspectos.

Em seguida à apresentação, a Conselheira-Presidente fez uma homenagem às mulheres, em referência ao Dia Internacional da Mulher, e convidou os participantes do evento a assistirem a uma apresentação on-line do grupo Trovadores Urbanos.

“Apesar de termos uma data, sabemos que a luta feminina é diária, uma luta por segurança, por oportunidades, por espaço de crescimento, por igualdade e por respeito. As Auditoras, as Agentes da Fiscalização, as mulheres do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo se superaram. Parabéns a todas as mulheres", afirmou a Presidente.

As atividades do 25º Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização seguem na terça-feira (9/3), a partir das 10h00, com a apresentação de ações e de trabalhos relacionados a boas práticas nas atividades de fiscalização desenvolvidas por servidores no exercício de 2020. O evento conta com o apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP).