Servidores do TCE compartilham experiências em série de lives

 

27/09/2021 – SÃO PAULO – Além das atribuições constitucionais e legais e de sua missão de fiscalizar e orientar para o bom e transparente uso dos recursos públicos em benefício da sociedade, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) se dedica ao papel pedagógico de instruir gestores e servidores públicos dos 644 municípios paulistas jurisdicionados.

Com apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP), o TCESP realiza diversas capacitações, cursos, palestras, conferências, seminários e, com a pandemia da COVID-19, teve que se adaptar, reinventar e migrar os eventos presenciais para as plataformas on-line.

Nesse processo de constante aprimoramento e modernização de suas atividades, a Corte de Contas paulista inovou novamente. Ao longo do último mês, o TCESP decidiu abrir para o público em geral encontros projetados, inicialmente, apenas para os servidores da Casa, realizados com o intuito de promover o treinamento e o diálogo acerca de assuntos abrangentes e daqueles concernentes às atividades do Tribunal de Contas.

A live ‘Postura e Ergonomia em tempos de home office’, realizada no dia 17/9, foi o evento que deu início a esse novo modelo adotado pelo TCESP. Com mais de 1 mil visualizações, a palestra promovida pela Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS) apresentou um tema atual e de interesse coletivo para orientar sobre os cuidados para se manter uma postura adequada que garanta o conforto tanto no teletrabalho quanto no escritório.

Com base no compartilhamento de experiências e vivências de servidores da Corte de Contas paulista, o TCESP convidou o público em geral para dialogar sobre preparação para a aposentadoria. O evento, que faz parte da série ‘Diálogos no TCESP’, contabilizou mais de 1,5 mil acessos pelo canal da EPCP no YouTube.

“A série ‘Diálogos’ era um espaço para o público interno, para os servidores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. E, com a temática da aposentadoria, nosso intuito é abrir os debates para que a sociedade e os jurisdicionados possam participar dessa troca de informações, que abrange nosso desenvolvimento profissional, mas também a nossa vida pessoal”, afirmou a Diretora da EPCP, Bibiana Helena Freitas Camargo.

. Saúde

Na última quarta-feira (22/9), foi a vez de abordar os cuidados com a alimentação e hábitos de vida saudáveis, especialmente em tempos de pandemia. Durante 90 minutos, o Médico Endocrinologista e a Nutricionista da DASAS, Luiz Roberto Salgado e Fernanda Lentini Ribas, respectivamente, transmitiram orientações e advertiram os participantes sobre os efeitos negativos para a saúde causados pela obesidade e pela diabetes mellitus, doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue. A live contou com cerca de 800 acessos.

Em apoio ao ‘Setembro Amarelo’, mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio e da valorização da vida, o TCESP promoveu, ontem (24/9), palestra on-line com foco na saúde mental.

Atenta aos estudos que revelam que, durante a pandemia, houve um aumento significativo de transtornos mentais, em especial a depressão, a Psicóloga convidada pelo TCESP, Camila Domingos da Silva, conversou com o público sobre como se adaptar às mudanças impostas pela COVID-19 e cuidar da saúde mental em meio à pandemia que afetou o mundo todo.

Todos os eventos promovidos pelo TCESP estão disponíveis no canal da Escola Paulista de Contas Públicas no YouTube e podem ser vistos, gratuitamente, pelo link https://bit.ly/3kD8gX8.