Servidores do TCESP participam de Ciclo Anual de Aperfeiçoamento

11/02/2019 – SÃO PAULO – No intuito de promover a reciclagem e o compartilhamento de informações e conhecimentos para a área de fiscalização, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza, de 11 a 14 de fevereiro, no Grande Auditório do Centro de Convenções Rebouças, na Capital, a 23ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS).

Durante o evento, que conta com o apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP), serão realizadas palestras, exposições e mesas de debates sobre temas ligados à jurisprudência, legislação e ações fiscalizatórias.

A abertura oficial do 23º CAAPEFIS, na segunda-feira (11/2), às 15h00, ficará a cargo do Presidente do TCESP, Conselheiro Antonio Roque Citadini, e contará com a presença de membros do Colegiado, Diretores dos Departamentos e Diretorias de Fiscalização da Capital e das 20 (vinte) Unidades Regionais distribuídas no Estado de São Paulo, além de representantes de todos os setores.

Em seguida, às 16h00, o Diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Sandro Trescastro Bergue, apresentará a palestra sob o tema ‘Gestão de Pessoas no Setor Público’.

. Debates
As atividades terão prosseguimento na terça-feira (12/2), a partir das 8h00, com a presença do Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo. Ao longo do dia, as palestras tratarão de temas sobre terceirização dos serviços de Saúde e a nova Lei das Estatais. Ainda serão passadas orientações acerca do Sistema de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (Audesp), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Portal de Controle Externo, entre outras.

Na quarta-feira (13/2), das 8h30 às 17h00, a programação incluirá temas como a fiscalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio dos quesitos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), técnicas de evidenciação de achados, obras paralisadas e auditoria operacional.

Serão apresentados, ainda, três trabalhos desenvolvidos por servidores da Casa na realização de ações relacionadas a boas práticas nos procedimentos de fiscalização.

Na sexta-feira (14/2), a partir das 8h00, as palestras versarão sobre Regimes Próprios de Previdência Social e o Tribunal de Contas e o controle social. Ao final do ciclo, o Tribunal de Contas premiará os trabalhos de fiscalização que se destacaram.