Servidores do Tribunal de Contas participam de Ciclo Anual de Aperfeiçoamento

 

28/02/2020 – SÃO PAULO – No intuito de promover a reciclagem e o compartilhamento de informações e conhecimentos para a área de fiscalização, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza, a partir de terça-feira (3/3), no Centro de Convenções Rebouças, na Capital, a 24ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS). 

Durante o evento, que conta com o apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP), serão realizadas palestras, exposições e mesas de debates sobre temas ligados à jurisprudência, legislação e ações fiscalizatórias. 

A abertura oficial do 24º CAAPEFIS, na terça-feira (3/3), às 9h30, ficará a cargo do Presidente do TCESP, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, e contará com a presença de membros do Colegiado e de Diretores da Capital e das 20 Unidades Regionais (URs) distribuídas pelo Estado de São Paulo. 

. Debates

As atividades terão prosseguimento no período vespertino, a partir das 14h00, com a realização de seis palestras e mesas de debates. Ações da fiscalização, liderança e feedback, análise de folha de pagamento, previdência, circularização bancária, fiscalização de Prefeituras e obras públicas serão os temas abordados durante a tarde. O encerramento da programação do dia será feito, a partir das 16h30, com palestra proferida pelo Conselheiro Renato Martins Costa.

Na quarta-feira (4/3), o evento terá prosseguimento a partir das 8h00, com o credenciamento, e seguirá com a apresentação de boas práticas na área de fiscalização, orientações sobre o Terceiro Setor e soluções tecnológicas para o desenvolvimento da tarefa de controle externo. 

Às 14h00, os trabalhos recomeçarão com seis temas: Licitações e Contratos, Correção de Relatórios, Resíduos Sólidos, Repasses para Organizações Sociais de Saúde, Gestão e Execução Contratual e Análise dos Gastos e da Estrutura de Pessoal das Câmaras Municipais. A palestra de encerramento do segundo dia de atividades será feita pelo Conselheiro da Corte de Contas paulista Sidney Estanislau Beraldo.

O terceiro e último dia do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização terá início às 8h30 e abordará questões como a experiência do Lean Office em processos do TCESP; Processamento, Cobrança e Pagamento de Precatórios; Inteligência para o Controle Externo e o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M); e tratará, também, da Ferramenta de Análise de Risco de Obras. 

Já no período da tarde, a programação retornará às 14h00 com debates acerca das principais propostas de Alteração da Nova Lei de Licitações. O encerramento da 24ª edição do CAAPEFIS será realizado pelo Secretário-Diretor Geral do TCE, Sérgio Ciquera Rossi. Ao final do ciclo, o Tribunal premiará os trabalhos desenvolvidos por servidores que se destacaram em 2019 em ações relacionadas às atividades de fiscalização. 

A programação com os horários e auditórios em que as palestras serão realizadas está disponível no link www.tce.sp.gov.br/epcp/cursos.