TCE adere à Campanha ‘Laço Branco’ pelo fim da violência contra mulher


03/12/2025 – SÃO PAULO – A 36ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada na quarta-feira (3/12), no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, foi marcada pela adesão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio de sua Ouvidoria, à Campanha ‘Laço Branco’, voltada ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Na oportunidade, os membros do Colegiado utilizaram um laço branco para demonstrar que a violência de gênero deve ser combatida por toda a sociedade em caráter inadiável.

Participaram do ato o Presidente em exercício, Conselheiro Dimas Ramalho; o Conselheiro-Corregedor Marco Bertaiolli; os Conselheiros Renato Martins Costa, Maxwell Borges de Moura Vieira, Wagner de Campos Rosário, Carlos Cezar; o Conselheiro Substituto-Auditor Valdenir Antonio Polizeli; a Procuradora de Contas (MPC), Renata Constante Cestari; o Procurador-Chefe da Fazenda do Estado junto ao TCESP, Denis Dela Vedova Gomes; e o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima.

Com data anual de 6 de dezembro, a Campanha do ‘Laço Branco’ é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e está presente, atualmente, em mais de 60 países, considerada a maior iniciativa mundial para envolver homens no combate à violência contra as mulheres.

Historicamente, a ação, que conta com o apoio do TCESP, surgiu como reação de um grupo de homens ao episódio mundialmente conhecido como “O Massacre de Montreal”, ocorrido em 6 de dezembro de 1989, quando um homem, movido por um ódio cego e mortal às feministas e à presença de mulheres no curso de Engenharia, invadiu a Escola Politécnica da Universidade de Montreal e assassinou 14 alunas.

A iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo tem como objetivo fazer com que todos tenham a responsabilidade de serem agentes de uma mudança cultural que promova igualdade, respeito e paz.

. Ativismo

A ação ocorrida na sessão do Tribunal Pleno está em consonância com uma série de atividades promovidas pela Corte de Contas paulista, junto à sua Ouvidoria, que fazem parte da Campanha ’21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres 2025’, realizada entre 20 de novembro e 10 de dezembro.

Dentre as ações da Corte, o ‘Banco Vermelho Itinerante’, que percorrerá, no período, todas as Unidades Regionais localizadas no interior e no litoral paulista. Outra iniciativa do TCESP é a veiculação de uma série de entrevistas – disponibilizadas no canal oficial do órgão no YouTube - em formato ‘podcast’ para alcançar o público-alvo diretamente onde se manifesta, no ambiente digital. 

Durante todo o período de ativismo, o Tribunal de Contas, bem como suas Unidades Regionais, estarão com as suas fachadas iluminadas na cor laranja’, como forma de apoio ao combate à violência contra mulheres e meninas.