30/06/2020 – SÃO PAULO – Após passar por uma fase de desenvolvimento e de testes, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) implantará um novo sistema de auditoria que permitirá a transmissão eletrônica de dados e de informações relativas aos ajustes firmados com entidades do Terceiro Setor.

A apresentação da nova sistemática acontecerá no dia 2 de julho, das 10h00 às 12h00, com atividades transmitidas em tempo real pela TVTCE e pelo canal do YouTube (streaming.tce.sp.gov.br/lives).

Denominado de ‘Fase V’ da Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp), o novo módulo faz parte do constante método de aperfeiçoamento e controle da gestão pública por parte da Corte de Contas paulista.

O principal benefício da nova fase é a agilidade no processo, tanto para o trabalho dos servidores do TCESP quanto dos jurisdicionados e das entidades sem fins lucrativos e não governamentais que prestam serviços de caráter público.

A abertura do evento será feita pelo Presidente do TCE, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, que dará as boas-vindas aos participantes e discorrerá sobre os benefícios que a nova sistemática trará – tanto para os jurisdicionados, quanto para a apreciação dos atos pelas equipes de fiscalização, como parte da análise dos processos de prestações de contas.

Participam da ‘live’, supervisionadas pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, as Diretoras de Fiscalização, Sonia Regina Rocco (DF-1) e Ednéia de Fátima Marques (DF-10) - responsáveis pelas ações fiscalizatórias do Terceiro Setor na Corte de Contas.

O módulo ‘Terceiro Setor’ será apresentado pelo Diretor-Técnico Substituto da Audesp, César Schneider, e pelo Agente da Fiscalização da 10ª Diretoria de Fiscalização, Claudio Balmant. Na oportunidade, os técnicos apresentarão a interface, explicarão as novas funcionalidades e irão tirar eventuais dúvidas dos interessados.

Os trabalhos, com previsão de encerramento às 12h00, contam com apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) e, após concluídos, ficarão disponíveis para consulta e acesso pelo canal do YouTube, por meio do link www.tce.sp.gov.br/epcp-youtube.

Clique para assistir a apresentação

. Histórico

Em 2018, o Tribunal apresentou o projeto-piloto da Fase V da Audesp aos usuários. As instruções iniciais sobre o funcionamento do envio de informações referentes à quinta etapa vêm sendo transmitidas, desde então, por meio de treinamentos presenciais e on-line.

Com as capacitações orientadas por técnicos da Audesp, o TCE possibilitou aos usuários a ambientação com a nova ferramenta e permitiu que servidores e jurisdicionados esclarecessem dúvidas e enviassem sugestões para aperfeiçoar o sistema. Desde a apresentação do projeto-piloto, uma série de aprimoramentos foi realizada.

Criada em 2012, a Audesp tem como principal objetivo realizar o massivo processamento eletrônico de dados de órgãos jurisdicionados (municipais e estaduais), levando informações às Diretorias de Fiscalização e às Unidades Regionais da Corte para direcionar as ações de controle externo de competência do Tribunal de Contas.