13/08/2020 – SÃO PAULO –  O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) participou, na quarta-feira (12/8), às 14h30, do lançamento on-line do 'Portal Compras Públicas SP' – ferramenta desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e que busca facilitar a participação dos empreendedores nos processos de compras junto às administrações públicas.

A plataforma, lançada por meio de videoconferência, tem o objetivo de rastrear e disponibilizar compras de Prefeituras e de órgãos governamentais federais e estaduais. Por meio da ferramenta, empreendedores de pequenos negócios serão avisados de licitações que estão acontecendo em suas regiões. O portal está disponível por meio do link www.compraspublicassp.com.br.

Representando a Corte de Contas paulista, o Presidente Edgard Camargo Rodrigues acredita que o empreendedorismo possa apontar soluções, sobretudo com os impactos causados pelas mudanças impostas pela pandemia. O Conselheiro também destacou a transparência como aspecto fundamental da ferramenta.

"O TCE e o SEBRAE são parceiros de longa data. O que está sendo proposto e vai funcionar tem um aspecto fundamental que é a visibilidade e a transparência, com a aplicação desses instrumentos que estão sendo colocados para o micro e pequeno empresário, especialmente em compras governamentais", afirmou Edgard Camargo Rodrigues.

A apresentação da funcionalidade contou com a presença de representantes dos órgãos públicos e de dirigentes do SEBRAE. Além do Presidente do TCE, participou pela Corte de Contas o Diretor de Departamento da Supervisão da Fiscalização I, Paulo Massaru Uesugi Sugiura. A solenidade contou com a participação do Presidente do SEBRAE-SP, Tirso Meirelles, e do Superintendente, Wilson Poit.