TCE realiza vistoria surpresa em 300 hospitais, UBS’s, UPA's e Prontos-Socorros


25/06/2019 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) está realizando, neste momento, uma fiscalização em 300 unidades de saúde localizadas no interior, no litoral e na Capital do Estado. O objetivo é verificar as condições dos serviços oferecidos à população nos Hospitais Municipais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e nos Prontos-Socorros no território paulista.

A ação, com início às 8h00 desta terça-feira (25/6), está sendo feita de forma concomitante e realizada em campo por 303 agentes da fiscalização da Corte paulista. Os trabalhos poderão ser acompanhados ‘em tempo real’ por meio de uma central de monitoramento pelo link http://streaming.tce.sp.gov.br/dashboard/.

Durante a fiscalização, os agentes do TCE irão checar ‘in loco’ a situação dos almoxarifados e estoques de medicamentos, das condições dos aparelhos, equipamentos e salas, da presença efetiva de médicos e servidores, dos itens de segurança, da atuação de empresas terceirizadas ou administradas por Organizações Sociais de Saúde (OSS’s), da qualidade do atendimento e do grau de satisfação dos usuários.

No total, dos 300 órgãos que serão vistoriados, 29 são administrados pelo Estado – Secretaria de Estado/Coordenadorias de Saúde – e 271 de responsabilidade dos municípios. Passarão pela fiscalização, além dos hospitais, UBS’s e UPA’s, os órgãos administrados por meio de Fundações, Institutos, Associações e Consórcios.

Ao final da operação, prevista para acontecer em 7 (sete) horas, consolidadas as informações, o Tribunal de Contas divulgará um relatório de atividades parcial, com informações de interesse público, no qual trará dados, fotos, vídeos e situações de irregularidades que forem detectadas ao longo do dia.

. Fiscalizações Ordenadas

Realizada pela Corte paulista desde 2016, as fiscalizações ordenadas consistem no deslocamento de agentes da fiscalização para inspecionar ‘in loco’, diversas áreas da Administração como: transporte, merenda e material escolar; almoxarifado; tesouraria; creches; hospitais; unidades básicas de saúde; obras públicas; resíduos sólidos, entre outras.

Com a iniciativa, o objetivo do Tribunal é orientar os administradores quanto a melhor gestão do município, e verificar não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto dos recursos públicos.

Mais informações, dados e resultados referente as fiscalizações podem ser consultadas por meio do infosite www.tce.sp.gov.br/ ordenadas.

CLIQUE E ACESSE O RELATÓRIO GERAL