TCE, USP e CETESB renovam acordo de cooperação técnica


27/01/2022 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e a Universidade de São Paulo (USP) renovaram, ontem (27/1), um acordo de cooperação técnica entre os órgãos para promover atividades conjuntas para capacitação e treinamento.

A assinatura do termo, realizada às 8h00, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, contou com a presença da Presidente do TCE, Conselheira Cristiana de Castro Moraes; do Reitor da USP, Doutor Carlos Gilberto Carlotti Júnior; da Diretora-Presidente da CETESB, Patrícia Faga Iglecias Lemos; e do Diretor de Gestão Coorporativa da CETESB, Aruntho Savastano Neto.

O termo de cooperação renovado foi firmado pela primeira vez no ano de 2019. Com validade de dois anos, o acordo possibilitou a promoção de intercâmbio entre as instituições, de forma a consolidar atividades conjuntas de capacitação e de treinamento, na forma de cursos e ações de caráter pedagógico.

Em suas palavras, a Presidente do TCE desejou uma profícua gestão ao Reitor da USP, recém-empossado em cerimônia ocorrida na quarta-feira (26/1), no Palácio dos Bandeirantes, e que responderá pelo mandato com duração de quatro anos (2022-2026). Em nome do Colegiado, a Presidente agradeceu a USP e a CETESB, e destacou, em nome da disseminação do conhecimento, a importância do trabalho institucional conjunto.

O Reitor da USP frisou em seu discurso que sua gestão, a exemplo da parceria firmada com o TCE, buscará manter um diálogo permanente com os demais Poderes, órgãos de controle, instituições públicas e privadas, e os diversos setores da sociedade.

A Diretora-Presidente da CETESB, Patricia Iglecias, destacou as ações derivadas da parceria, salientou a questão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e disse que “o termo renovado demonstra o quanto é exitoso trabalhar com parcerias e unir forças”.

Por parte do TCE, prestigiaram a cerimônia a Auditora-Substituta de Conselheiro, Silvia Monteiro; a Coordenadora do Observatório do Futuro, Manuela Prado Leitão; e a Chefe-Técnica da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), Maria Luiza Pascale. Por parte da USP, acompanharam o Reitor os Professores João Maurício Gama Boaventura e Marina Helena Cury Gallottini.