13/05/2022 – SÃO PAULO – Com o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) apoia o movimento mundial ‘Maio Amarelo’.

A ação faz uso da cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza alerta, cuidado, atenção e respeito às leis de trânsito.

Os conteúdos relacionados à campanha estão sendo veiculados nos videowalls do TCE, localizados nos saguões do Edifício-Sede e nos dois anexos da Capital, na página institucional, na rede interna e nas redes sociais da Corte.

O prédio principal do Tribunal de Contas, localizado no centro de São Paulo, também está iluminado de amarelo durante todo o mês de maio para ressaltar a importância do assunto.

. Histórico

O movimento ‘Maio Amarelo’ foi criado em 2014 para chamar a atenção para o alto índice de óbitos e feridos nas ruas, rodovias e estradas em todo o mundo e também estimular a participação da população, das empresas, dos governos e das entidades em ações de conscientização no trânsito.

A escolha do mês foi motivada após uma Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que definiu o período de 2011 a 2014 como a Década de Ações para Segurança no Trânsito.

O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. 

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas e a nona maior causa de mortes no mundo. A OMS estima que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030 se nada for feito. Dessa forma, a ação da ONU visa, por meio de campanhas como ‘Maio Amarelo’ e planos para redução de acidentes, salvar vidas. 

Para assistir o vídeo de conscientização, basta acessar o link https://bit.ly/3Ne5VgU.