TCESP apresenta resultados preliminares da atuação da sua Brigada em Saúde Mental

26/09/2025 – SÃO PAULO – Iniciativa inovadora do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que visa a promoção do bem-estar aos servidores, a Brigada em Saúde Mental do TCESP apresenta os primeiros resultados do projeto ao percorrer as 20 Unidades Regionais da Corte localizadas no interior e no estado paulista.
Após ouvir mais de 300 servidores de todas as URs que participaram das oficinas voltadas à psicoeducação e ao treinamento da escuta ativa, a metodologia utilizada pelo TCESP permitiu decifrar, de forma sistemática e profunda, as emoções, as necessidades e os anseios de corpo funcional do Tribunal de Contas.
Na oportunidade, dentre as respostas mais dadas pelos servidores que fizeram parte do levantamento destacam-se menções como: rede de apoio, importância do tema, iniciativa institucional, compartilhamento, escuta, aprendizado, acolhimento, dinâmicas, empatia e reflexão.
. Levantamento
O resultado preliminar aponta que a categoria ‘Rede de Apoio’ foi a mais mencionada pelos servidores (31 menções diretas). Frases como ‘foi muito importante saber que temos a quem recorrer’ e ‘bom sabermos que não estamos sozinhos e que sempre terá alguém a nos ouvir’ fizeram parte do feedback mais ouvido pelo projeto, o que reforça a necessidade de oferecer segurança, senso de comunidade e combater a solidão social – que muitas vezes se manifesta no ambiente de trabalho.
Em seguida, aparece a categoria ‘importância do tema’ (29 menções diretas), com devolutivas positivas como ‘assunto muito relevante e muito bom’ e ‘a saúde mental precisa ser tratada com a devida atenção’, o que evidencia um reconhecimento e uma quebra de paradigmas sobre o assunto, abrindo um canal vital de diálogo.
Dentre outras menções que se destacaram no levantamento realizado no período das oficinas, o Poder do Acolhimento e da Escuta Ativa em larga escala como o ‘compartilhamento’ (20) e a ‘escuta’ (17), em que os servidores relataram a gratidão por serem ‘ouvidos e acolhidos’.
“A Brigada de Saúde Mental é mais do que uma iniciativa. É a assinatura do TCESP no compromisso com o que há de mais valioso: a vida e o bem-estar das pessoas. Ao investir na saúde mental de nossos servidores e ao validar nossas ações com uma apuração de dados sem precedentes, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo não apenas eleva o padrão de gestão pública no Brasil, mas inspira uma revolução silenciosa no sentido de como as organizações podem e devem cuidar de seus colaboradores”, destacou a Diretora da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS) e Coordenadora da Brigada em Saúde Mental do TCESP, Fernanda Borges Keid, em artigo publicado sobre os resultados.
. Brigada
Dentre os próximos passos da Corte de Contas paulista está a ampliação do projeto, com o objetivo de atuar cada vez mais como um pilar contínuo de apoio e capacitação. O aumento de lideranças empáticas também fará parte da ampliação dos trabalhos, por meio de programas de sensibilização e desenvolvimento que serão direcionados a todas as chefias e diretores, para que a cultura da saúde mental permeie cada nível hierárquico.
Instituída em dezembro pela Resolução nº 18/2024 do TCESP, a Brigada também continuará ouvindo os servidores da Corte para identificar e atuar nas causas mais profundas que afetam o bem-estar, com o intuito de transformar insights em políticas e práticas que otimizem o ambiente de trabalho de forma integral.
Leia a íntegra do artigo publicado sobre os resultados da Brigada em Saúde Mental do TCESP