TCESP debate aprimoramento do controle externo durante Encontro Nacional de Tribunais de Contas

 

30/11/2018 – SÃO PAULO – Debater o futuro dos Tribunais de Contas. É com este propósito que a Corte de Contas paulista participa das atividades do Encontro dos Tribunais de Contas do Brasil. Em sua sexta edição, o evento, que teve início na quarta-feira (28/11), em Florianópolis (SC), tem como intuito reunir membros e servidores das Cortes de Contas de todo o país para debater o aprimoramento e o fortalecimento das instituições.

Nos três dias de programação, dentre os principais assuntos abordados nas palestras e painéis temáticos, estão sendo discutidas a inovação, a integração, a prevenção e a eficiência do sistema nacional de controle externo. Paralelamente ao evento principal, ainda ocorrem encontros técnicos que, dentre outros assuntos, abordam o uso da tecnologia, a comunicação e o compartilhamento de informações estratégicas.

Representando a Corte de Contas paulista, participam da comitiva o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Rafael Neubern Demarchi Costa; o Procurador do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima; o Chefe do Gabinete Técnico da Presidência, Germano Fraga Lima; o Diretor de Divisão, Paulo Sugiura Massaru; o Chefe-Técnico de Fiscalização, Ricardo Kengi Uchima; e o Auxiliar-Técnico de Fiscalização, Fabio Domingues Takamoto.

. Palestra

Ontem (29/11), às 17h30, o Auditor-Substituto de Conselheiro do TCESP, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, que também integra a Diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), participou dos debates do painel sob o tema ‘A Nova Lei de Licitações - Projeto de Lei nº 6.814/2017’. A atividade foi coordenada pelo Conselheiro Antônio Renato Alves Rainha (TC-DF).

Na oportunidade, foi lançado o livro ‘Processos de Controle Externo’ – publicação que integra parte da coleção da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e que teve como coordenadores o Auditor do TCE, Alexandre Sarquis, e o Conselheiro Substituto Luiz Henrique Lima, do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Organizado pela Atricon em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), o encontro ocorreu nas dependências do Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul).

As atividades contam ainda com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON). Mais informações podem ser obtidas por meio do link www.atricon.org.br.