TCESP e SEFAZ estabelecem ações conjuntas para o aprimoramento dos controles interno e externo

 

18/10/2018 – SÃO PAULO – Com o objetivo de fortalecer o relacionamento institucional, promover o debate sobre as ações de controles externo e interno e esclarecer aspectos da prestação de informações via Sistema de Auditoria Eletrônica do Estado de Órgãos Públicos (Audesp), foi realizado, na terça-feira (16/10), o evento ‘Diálogo Público: ações conjuntas da Secretaria da Fazenda e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para o aprimoramento dos controles’.

As atividades, que ocorreram no auditório da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ), na Capital, das 14h00 às 18h00, contaram com uma série de palestras e com a presença do Presidente do TCESP, Conselheiro Renato Martins Costa, e do Secretário de Estado da Fazenda, Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho.

Ainda compuseram a mesa de abertura do evento o Procurador-Chefe da Procuradoria da Fazenda Estadual (PFE) junto ao TCE, Luiz Menezes Neto, a Coordenadora da Escola Paulista de Contas Públicas, Bibiana Freitas Camargo, e o Diretor da Escola Fazendária de São Paulo (Fazesp), Rodrigo Bezerra da Silva.

. Diálogo
A uma plateia de cerca de 300 pessoas – formada por Diretores e servidores do TCESP e da SEFAZ, além de representantes de Secretarias de Estado, Autarquias, Fundações e Empresas Públicas –, o Presidente do TCESP falou sobre a importância da realização do seminário em conjunto.

“Este evento congrega, de forma sinérgica, duas instituições de Estado importantes que se dispõem a dialogar para estabelecer ações conjuntas e instruções preventivas de controles que conduzam a resultados positivos”, destacou o Conselheiro Renato Martins Costa.
Sobre o aprimoramento dos mecanismos, o Presidente do TCESP reforçou a necessidade da devida atenção dos servidores públicos ao tema. “Precisamos entender o controle não como elemento de pressão ou contenção, mas como um aliado a nos corrigir caminhos e apontar as melhores direções, segundo o melhor entendimento da Constituição e das leis. Isso nos ajuda no exercício das imensas responsabilidades que a Administração Pública nos impõe”, destacou.

. Demandas sociais
Para o Secretário de Estado da Fazenda, Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho, o estabelecimento de ações conjuntas entre órgãos é benéfico aos anseios da sociedade.   “Vivemos uma crise muito mais que econômica, mas institucional e moral. Temos nossas responsabilidades na construção desse novo país. E uma das grandes demandas da sociedade é com o controle e o melhor uso do dinheiro público, com uma melhor prestação do serviço público”, afirmou.

A programação de palestras apresentadas tanto por servidores do TCESP quanto da SEFAZ, abrangeu temas como controle interno, responsabilidades dos Gestores Estaduais, fiscalização, Sistema de Processo Eletrônico (e-TCESP) e Sistema de Contas Estaduais (SisCOE).