13/04/2021 – SÃO PAULO – Com o objetivo de desenvolver e promover atividades de capacitação para treinamento, qualificação e formação, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) firmaram um acordo de cooperação técnica na área pedagógica.

O termo foi assinado na terça-feira (12/4) pelo Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho, e pelo Presidente do TCMSP, Conselheiro João Antonio da Silva Filho, em cerimônia realizada na sede da Corte de Contas municipal. 

Com validade de 60 meses, o acordo prevê a realização de cursos, palestras, eventos, seminários e workshops, entre outros, por meio da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) do TCE e da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do TCM. 

Os projetos e as atividades desenvolvidos terão como público-alvo os servidores dos órgãos e a sociedade civil, e buscarão o aprimoramento técnico. O termo formalizado não implicará em transferências financeiras entre as instituições.

“Seremos estimados pela sociedade, enquanto órgãos de controle, se a população conhecer o nosso trabalho. O que podemos garantir é que nenhum centavo de dinheiro público será gasto de forma inadequada, e vamos fiscalizar isso”, destacou o Presidente do TCESP, Dimas Ramalho.

Para o Conselheiro-Presidente do TCMSP, a assinatura do acordo regulamenta um trabalho de cooperação já existente entre os órgãos. “Esse é um Tribunal coirmão, com o qual temos uma forte relação, e nossas escolas são janelas para a sociedade. O convênio é um marco de nossas relações e é uma grande honra participar desse momento”, afirmou o Conselheiro João Antonio.

. Autoridades

Participaram do ato a Diretora da EPCP, Bibiana Freitas Camargo, e os Assessores da Presidência Gláucio Franca e Gustavo Hennemann. Por parte do TCMSP estiveram presentes o Vice-Presidente e Dirigente da EGC, Conselheiro Eduardo Tuma; o Conselheiro Maurício Faria; a Diretora da EGC, Ana Carla Bliacheriene; o Secretário-Geral Ricardo Panato; a Subsecretária de Fiscalização e Controle, Luciana Guerra; a Assessora-Chefe Jurídica de Controle Externo, Egle Monteiro; o Subsecretário Administrativo, Gláucio Tavares; o Chefe do NTI, Mário Toledo; e o Chefe de Gabinete da EGC, Professor Luciano Vieira de Araújo.