maos_limpas_assinatura.png

26/04/16 - SÃO PAULO - Com vistas a incentivar o intercâmbio de conhecimento técnico, científico e administrativo, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, assinou um termo de cooperação técnica, com vigência de 2 (dois) anos, objetivando o intercâmbio de informações e a realização conjunta de atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Participaram da assinatura do termo de cooperação o Diretor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Bolonha e o Diretor Científico da Escola Superior de Estudos Jurídicos da Universidade de Bolonha (UNIBO), Professores Giovanni Luchetti e Luca Mezzetti, respectivamente, e o Presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), Professor Marcelo Figueiredo.

De acordo com o termo de cooperação, estão previstas atividades no desenvolvimento de estudos, elaboração e edição de material de pesquisa referente às áreas de interesse mútuo; a realização de encontros para discussão e aprimoramento de temas relevantes; a realização de eventos de orientação aos jurisdicionados e a formação de grupos de trabalho para a pesquisa de temas específicos.

Para o Presidente do TCE, a parceria firmada será fundamental para a troca de experiências, informações e tecnologias, sobretudo no tocante ao desenvolvimento institucional e da gestão pública, por meio de ações conjuntas com a universidade. 

“O propósito é desenvolver atividades complementares de pesquisa, estudo e capacitação, com a realização de cursos, seminários e encontros técnicos, buscando o aprimoramento de ambas as instituições e visando a formação e capacitação de servidores e agentes públicos”, consignou Dimas Ramalho.

Em relação à capacitação de servidores e corpo técnico, estão previstas a realização de cursos de capacitação e de desenvolvimento profissional, seminários, simpósios, encontros e atividades conjuntas de educação corporativa, na modalidade presencial ou à distância.