TCESP e USP iniciam campeonato para monitorar ODS

 

09/10/2019 – SÃO PAULO – Estudantes e profissionais da área de tecnologia têm até o próximo dia 17 de outubro para criar uma solução digital que possibilite o acompanhamento da evolução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado. O hackathon fruto de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e a Universidade de São Paulo (USP), foi iniciado no sábado (5/10), na Capital.

Batizada de DeepHack 2019, a maratona de programação tem como tema ‘Identificando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, a partir de dados do TCESP’. Aos participantes, foram disponibilizadas informações relacionadas aos ODS 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis), todos vinculados a resíduos sólidos, tema de estudo do Observatório neste ano.

“Muito gratificante poder ver a empolgação de todos com a possibilidade de desenvolver uma ferramenta para um órgão público, uma solução que poderá beneficiar a população e ajudar no aperfeiçoamento do controle externo”, declarou Manuela Prado Leitão, Coordenadora do Observatório do Futuro, núcleo do Tribunal encarregado de monitorar a implantação dos ODS.

Organizado pelo CodeLab Initiative, grupo de extensão universitária formado por três unidades da USP (Butantã, São Carlos e Leste), o concurso foi desenvolvido para estimular a experimentação de projetos e incentivar a criatividade e a resolução rápida de problemas. Cento e oitenta pessoas se inscreveram na disputa, que acontece remotamente. 

No sábado, durante o evento de lançamento da competição, os concorrentes participaram de palestras sobre o TCESP, ciência de dados, inteligência artificial e o aprendizado de máquina. Os vencedores – todos proprietários de suas respectivas criações – serão escolhidos a partir de critérios como criatividade, design e impacto da solução. A premiação acontece no dia 19, quando os projetos serão apresentados.

“Tenho certeza de que surgirão propostas incríveis e inovadoras desse processo. E isso é exatamente o que queremos. Afinal, nosso objetivo é usar a tecnologia em benefício da população, sempre otimizando recursos e aumentando nossa efetividade”, explicou o Diretor de Divisão de Sistemas do TCESP, José Ricardo Vaz.