09/06/2022 – SÃO PAULO – Com o objetivo de apoiar, incentivar e propiciar condições necessárias para a manutenção do aleitamento materno após o quarto ou o sexto mês de licença-maternidade, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) inaugurou, na quinta-feira (9/6), em sua sede, uma Sala de Apoio à Amamentação.

Prestigiaram a inauguração do espaço, instalado nas dependências da Diretoria de Saúde e de Assistência Social (DASAS), o Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho; o Chefe de Gabinete da Presidência, André Neves; a diretora da DASAS, Fernanda Borges Keid; os médicos Luiz Roberto Salgado e Antonio Sergio de Almeida Prado Terreri, além de equipe de enfermagem e servidores do setor.

O local, nas dependências da DASAS, pode ser utilizado por todas as colaboradoras – servidoras e terceirizadas – e permite a adequada acomodação da nutriz, com a privacidade necessária à mulher para a extração de leite durante a jornada de trabalho. 

O ambiente também foi equipado para armazenar de forma adequada o leite retirado e para que, ao final do expediente, a mulher possa levá-lo para casa e oferecê-lo ao bebê nos momentos em que estiver ausente.

Segundo levantamento realizado pela Fundação Oswaldo Cruz, um dos principais fatores de não aleitamento materno ou desmame precoce é o retorno das mães ao trabalho, pois, na maioria das vezes, não há um lugar apropriado para esvaziamento das mamas, o que impede que a mulher aproveite o leite retirado para oferecer ao filho posteriormente.

Assim, a Sala de Apoio à Amamentação do TCESP visa estimular a continuidade do aleitamento materno até os dois anos ou mais, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo exclusiva até os seis meses.