webdoor-theodoro

25/01/2020 – SÃO PAULO – Deputado constituinte e ex-Prefeito de Sorocaba, José Theodoro Mendes, 78 anos, faleceu na tarde de sexta-feira (24/1), vítima de acidente, na rodovia Raposo Tavares. 

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Antonio Roque Citadini, em nome do Colegiado e da Instituição, emitiu Nota de Pesar  na qual se solidariza com familiares e amigos (leia abaixo).

. Histórico

Natural de Sorocaba, iniciou sua carreira em 1972, quando foi eleito Vereador pelo MDB - partido de oposição ao governo militar. No seguinte, Theodoro elegeu-se Deputado Federal com votação expressiva, assumindo em 1974. 

Em 1976, venceu as eleições para a Prefeitura de Sorocaba. Um de seus grandes marcos foi a construção do novo centro administrativo da cidade - o atual Palácio dos Tropeiros, sede da prefeitura. 

Em 1979, com o fim do bipartidarismo (Arena/MDB), filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e, em 1982, elegeu-se novamente deputado federal.

Em abril de 1984, Mendes votou favoravelmente à emenda Dante de Oliveira – que pretendia restabelecer as eleições diretas no País e, no Colégio Eleitoral, se empenhou pela campanha de Tancredo Neves . 

Reeleito em 1986, no ano seguinte participou dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, que resultaram na Constituição de 1988.

 

loguuinho

NOTA DE PESAR: José Theodoro Mendes

São Paulo, 25 de janeiro de 2020

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), manifesta o seu pesar pelo falecimento de José Theodoro Mendes (78), na sexta-feira (24/1), vítima de acidente de carro, na rodovia Raposo Tavares. 

Deputado atuante na Assembleia Nacional Constituinte, Vereador e Prefeito em sua cidade natal, deixou um trabalho exemplar em prol do municipalismo e em defesa do interesse coletivo. Foi, acima de tudo, um cidadão de bem que colaborou incansavelmente pelo Estado de Direito Democrático no Brasil.

Neste momento de irreparável perda, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em nome do colegiado, transmite seu voto de pesar e se solidariza com familiares e amigos.

 

ANTONIO ROQUE CITADINI


Presidente

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP)