25/10/2022 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou, no dia 24 de outubro, na Capital, durante realização de encontro estadual controladores e profissionais que trabalham no setor, nos municípios e no Estado,  nova edição do ‘Manual de Orientação do Controle Interno’. Na oportunidade, a Corte também apresentou o ‘Portal do Controle Interno’, página dedicada a compartilhar conteúdos voltados ao aprimoramento da atuação dos setores de Controle Interno.

Ao longo do dia, 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, no Auditório Nobre, composta por 4 painéis temáticos, a programação do I Encontro Estadual de Controle Interno buscou aprofundar temas e enfoques relacionados ao tema central, com discussão de cases e compartilhamento de experiências de sobre o papel e atuação das Controladorias nos órgãos públicos.

A abertura do evento, feita pelo Ouvidor do TCE, Antonio Heiffig Junior, contou com a presença do Procurador Geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima; do Secretário Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Antônio Carlos Bezerra Leonel; do Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da USP, Gustavo Ungaro. Integraram a mesa solene o Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização (DSF-1), Paulo Massaru Uesugi Sugiura, e a Controladora Interna do TCESP, Rosely Duarte Correa, que fizeram  mediação dos debates.

O evento, promovido pela Corte de Contas, contou com cerca de 350 participantes presenciais e contou com transmissão em tempo real pelo YouTube. Os debates ocorridos nos dois períodos, contaram com mais de cinco mil visualizações. A integra das palestras está disponível no canal da Escola Paulista de Contas Públicas no YouTube (www.tce.sp.gov.br/epcp).

. Orientação

Com a finalidade de auxiliar os gestores e entes na regulamentação da estrutura de Controle Interno, o TCE reeditou o Manual de Orientação do Controle Interno. Redigido em linguagem simples, clara e objetiva, o manual é uma fonte ágil de consulta por parte de contabilistas, orçamentistas, procuradores, ordenadores de despesa e agentes do controle interno, externo e social. A publicação está disponível para leitura e download através do link https://bit.ly/3SqMUdf.

Com a proposta de dar suporte e compartilhar informações e publicações que auxiliem os profissionais da área e controladores, o TCE disponibilizou uma página no site institucional onde os interessados podem ter acesso a cursos, seminários, palestras, manuais e jurisprudência sobre o tema. O Portal do Controle Interno está acessível por meio do link https://bit.ly/3D27xHc.