TCESP participa de posse de Ministros do TCU em Brasília

11/12/2018 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, representado pelo Conselheiro-Presidente Renato Martins Costa, participou, terça-feira (11/12), às 10h00, de sessão extraordinária de posse do novo Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Mucio Monteiro.

Durante a solenidade, que ocorreu no Edifício Sede do TCU, em Brasília, também foi empossada a Vice-Presidente, Ministra Ana Arraes, que acumulará a função de Corregedora da Corte. Pelo regimento do TCU, o mandato do Presidente é de um ano, com possibilidade de reeleição por igual período. O exercício do mandato da nova mesa diretora se inicia em 1º de janeiro de 2019.

. Currículo

O Ministro José Mucio Monteiro foi eleito Presidente do Tribunal de Contas da União no dia 5 de dezembro por oito votos a um. Ele sucede o atual Ministro-Presidente, Raimundo Carreiro, que exerceu a função no biênio 2017/2018. Na mesma sessão, a Ministra Ana Arraes foi eleita Vice-Presidente da Corte de Contas, encargo que é exercido cumulativamente com o de Corregedora do TCU.

Nascido no Recife (PE), em 25 de setembro de 1948, José Mucio Monteiro graduou-se em engenharia civil em 1971, na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE). Tomou posse como Ministro do TCU em 20 de outubro de 2009, na vaga deixada pelo Ministro Marcos Vilaça, após ter seu nome aprovado pela maioria absoluta dos Senadores da República. O Ministro José Mucio Monteiro é o atual Vice-Presidente e Corregedor da Corte (2017-2018).

A Ministra Ana Arraes – também pernambucana, de Recife – graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador (1998). Ela tomou posse no TCU em 26 de outubro de 2011, após ser escolhida pelos Deputados Federais para ocupar a vaga resultante da aposentadoria do Ministro Ubiratan Aguiar. A ministra Ana Arraes é a segunda mulher a se tornar membro do TCU.