Tribunal de Contas participa de workshop sobre desenvolvimento sustentável nos municípios

 

13/08/2019 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), participou, na sexta-feira (9/8), nas dependências do Auditório da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), de workshop com o tema: ‘O papel dos Tribunais de Contas para o desenvolvimento sustentável nos municípios’.

A oficina, desenvolvida em parceria com o TCM-SP, com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e com o Instituto Rui Barbosa (IRB), foi direcionada a membros de Organizações da Sociedade Civil (OSC), gestores públicos e servidores.

A abertura foi feita com a fala da Coordenadora Executiva do IDS, Carolina Mattar que destacou a relevância dos Tribunais de Contas se envolverem com a Agenda 2030, a fim de estimular uma sociedade mais justa e sustentável. Em seguida, o Assessor de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, Igor Pantoja destacou os trabalhos relacionados à PEC do Plano de Metas, em tramitação no Congresso Nacional.

Por parte da Corte paulista, as atividades ficaram a cargo da Coordenadora do Observatório do Futuro, Manuela Prado Leitão, que na oportunidade ministrou palestra com o tema ‘Diagnosticar, planejar e monitorar - caminhos para os ODS’, e da Coordenadora da Seção de Indicadores da Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (AUDESP), Márcia Hirata que discorreu sobre ‘IEG-M: ferramenta do TCESP para o gestor público’.

Entre outros assuntos foram abordados temas relacionados à Agenda 2030, com intuito de fomentar o controle social e destacar a importância dos municípios no alinhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com o planejamento e gestão das políticas públicas.

O encontro, que contou com a presença de 50 participantes entre gestores, servidores públicos, representantes do terceiro setor e da sociedade em geral, teve como facilitador o Diretor Presidente da Escola de Contas do TCM-SP, Dr. Maurício Piragino.

Ainda participaram das atividades, a Professora da Escola de Contas do TCM-SP, Suelem Lima Benício, o Coordenador Chefe de Fiscalização e Controle do TCM-SP, Gustavo Martin e a Analista de Inspetoria e Assessora de Conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Adriana Lima Domingos.