TCESP prestigia lançamento de inovações tecnológicas na USP


23/01/2026 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), representado pelo Conselheiro-Decano Renato Martins Costa, participou do lançamento da PocketFab, iniciativa da Universidade de São Paulo (USP) para revolucionar a fabricação de semicondutores e produção de chips. O evento foi realizado nesta quinta-feira, (22/1), na Cidade Universitária, Zona Oeste da capital. 

O investimento é de R$ 89 milhões, o maior da história da USP em um único projeto, e finaliza a gestão do Professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, Reitor da USP, que deixa o cargo no dia 25. 

A PocketFab tem apoio para formação de mão de obra da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), bem como outras empresas e órgãos. 

O projeto, por conta de seu escopo - uma mini fábrica portátil modular e sustentável - tem potencial para ser replicado em todo o Brasil. A ideia é produzir semicondutores que sejam usados em chips para diversas funcionalidades.

O evento também serviu para apresentar novos projetos de inovação da USP, como o Super Computador de IA Jairu, o equipamento de ressonância magnética 7 Tesla, e o Núcleo de Tecnologias Quânticas. 

Além do Conselheiro Renato Martins Costa, prestigiaram a apresentação o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; o Secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; o Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa; a Vice-Reitora da USP, Professora Maria Arminda do Nascimento Arruda; o ex-Ministro da Justiça e Professor Titular da USP, Ricardo Lewandowski; além de outras autoridades, acadêmicos e pesquisadores. 

A previsão é de que a PocketFab comece a operar ainda no segundo semestre de 2026.