TCESP promove capacitação sobre ementas


12/05/2021 – SÃO PAULO – No dia em que completou 97 anos de existência (6/5), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu capacitação das Assessoras de Gabinete de Conselheiro que atuarão como colaboradoras nas oficinas interativas on-line sobre elaboração de ementas em Exame Prévio de Edital (EPE), que serão oferecidas aos demais Assessores dos Gabinetes, ainda em 2021.

A capacitação foi ministrada pelo Professor Guilherme Barbosa Netto – servidor do Tribunal de Contas da União (TCU) com vasta experiência em ‘ementas’, como palestrante e como autor de obra sobre o tema –, que, durante três horas, compartilhou conhecimentos e propôs exercícios práticos para a equipe de servidoras do TCESP.

A oficina deu início ao 3º ciclo do projeto ‘Ementas na Era da Informação’, iniciado em setembro de 2019. Ele busca, por meio da aplicação de técnicas de 'design thinking' (experiência do usuário), reunir aqueles que lidam com ementas para que, juntos, discutam e construam soluções e diretrizes comuns que facilitem a elaboração de cabeçalhos e de enunciados, contribuindo para uma maior eficiência e transparência na informação a ser disponibilizada aos cidadãos.