17/11/2021 – SÃO PAULO – Passados quase dois anos de uma das mais graves crises sanitárias da história da humanidade, o momento é de reconstrução. Na tentativa de auxiliar os gestores nessa tarefa, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza, no dia 2 de dezembro, das 14h00 às 17h00, seminário online que discutirá caminhos para algumas das áreas mais afetadas pela pandemia.

Batizado de ‘Semear ODS: a superação dos efeitos da COVID-19’, o evento destacará a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no processo de retomada.

“É unanimidade entre os especialistas que a Agenda 2030 é uma ferramenta fundamental para que possamos vencer os desafios impostos pelo novo coronavírus. Afinal, as suas metas poderão servir como um guia para que os gestores consigam redefinir prioridades”, declarou a Coordenadora do Observatório do Futuro, núcleo do TCESP que monitora a implantação da Agenda 2030 em território paulista, Manuela Prado Leitão.

Participam do debate o Professor Doutor de Administração Pública da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Fernando Coelho; o Médico Patologista e Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Paulo Hilário Nascimento Saldiva; e o Diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann, Daniel De Bonis.

. Lançamentos

Durante o encontro, a Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, lançará o ‘Painel ODS’, que reunirá dados municipais e estaduais coletados nas auditorias da Corte de Contas que sejam correlacionados ao tema, e o ‘Relatório ODS - 2021’ do Observatório do Futuro — este ano também dedicado à superação da crise provocada pela COVID-19.

Na mesma data, ainda serão premiados os vencedores do ‘Prêmio TCESP-ODS’, voltado a boas práticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e implementadas para amenizar os efeitos da pandemia.

O evento, online, direcionado a servidores da Administração Pública Direta e Indireta, acadêmicos e cidadãos, será transmitido pelo canal da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube pelo link http://streaming.tce.sp.gov.br/lives. Haverá emissão de certificados aos participantes que seguirem as instruções dadas durante a transmissão.

. Agenda 2030

Criada em 2015 pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 propõe uma ação mundial em busca de paz e prosperidade a partir de 17 objetivos e 169 metas. 

O pacto, que deve ser implantado nos próximos nove anos, é fundamentado nos três pilares do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.