04/10/2022 — SÃO PAULO — Com o intuito de discutir assuntos relacionados ao controle interno, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza, na segunda-feira (24/10), das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, o I Encontro Estadual de Controle Interno.

O evento, direcionado a servidores municipais e estaduais, contará com abertura feita pelo Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Ramalho. As atividades serão transmitidas em tempo real pela internet pelo link http://streaming.tce.sp.gov.br/lives/.

O primeiro painel, às 10h00, abordará o tema ‘Responsabilização do Gestor em relação à estruturação do Controle Interno: recomendações do TCESP’ e será ministrado pelo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas junto ao TCESP, Thiago Pinheiro Lima. 

Em seguida, às 11h00, o segundo painel discutirá a estrutura do controle interno na órbita da União, linhas de defesa e aplicabilidade nos entes da Federação (União, estados e municípios), com apresentação do Secretário Federal de Controle Interno (CGU) Antônio Carlos Bezerra Leonel.

As palestras do período matutino serão mediadas pelo Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização (DSF-1), Paulo Massaru Uesugi Sugiura.

No segundo período, a partir das 14h00, está programado o painel ‘A atuação do Ministério Público Estadual nas Controladorias’, que será apresentado pelo Promotor de Justiça de Santa Bárbara d’Oeste, Leonardo Romano Soares.

Em seguida, às 15h00, no último painel, o Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da USP Gustavo Ungaro promoverá debates sobre aspectos relacionados à estruturação do controle interno, carreira e cargos. 

As palestras terão mediação da Controladora Interna do TCESP, Rosely Duarte Correa.

Para participar do evento presencial, é necessário realizar inscrição prévia pelo link https://bit.ly/3SkKSML. Aqueles que desejarem obter certificado de participação deverão assinar a lista de presença no local.
 
Para emitir o certificado é preciso ter cadastro no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) e estar inscrito na página do curso pelo endereço https://bit.ly/3xX0EoF.

Acesse a programação