08/10/2020 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza, nos dias 8 e 9/10, o 3º Encontro Técnico de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas do Brasil. Gratuito e com transmissão em tempo real pela internet, o evento tem como proposta debater o uso da Tecnologia da Informação aplicada às atividades de controle externo.

Ao longo dos dois dias de programação, especialistas e técnicos de diversas Cortes de Contas no país apresentarão, na forma de palestras e ilustração de cases, experiências inovadoras adotadas junto às atividades e às ações de fiscalização.

A abertura, por meio de videoconferência, às 10h00, contará com a participação do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues. As atividades, desenvolvidas em conjunto com o Comitê de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos TCs, podem ser acompanhas por meio do link https://streaming.tce.sp.gov.br/lives.

. Programação

Às 10h15, o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fábio Correa Xavier, apresentará palestra com o tema ‘Digitalização de Serviços no TCESP’. Na sequência, às 11h00, o Diretor de Informática do TCE do Tocantins (TCE-TO), Francisco de Assis dos Santos Júnior, abordará o tema ‘TCE+Digital’.

Encerrando a manhã do primeiro dia, os técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) Henriques Moreira Turíbio e Cezar Augusto Ferreira compartilharão a experiência com a ferramenta ‘Colare’, voltada para atos de pessoal e integração com processo e plenário eletrônico.

No período da tarde, às 14h00, o Diretor da Divisão de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCE-DF), Ednaldo Ramos de Souza, apresentará o tema ‘Inteligência Artificial no TCE-DF’. Na sequência, às 14h45, o Gerente de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO), Licardino de Siqueira Pires, discorrerá sobre o tema ‘Big Data e automação de processos de controle externo’.

Às 15h30, os técnicos do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) André Gustavo Coelho e Gleidson Bertollo apresentarão palestra com o tema ‘Automatização da análise de contas e gestão fiscal’ e, na sequência, o servidor do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) Wilter Cavalcante apresentará a ferramenta de ‘Monitoramento Persistente’. 

Finalizando os trabalhos do primeiro dia, às 17h00, a Analista de Controle do TCE do Paraná (TCE-PR) Giovana Benevides Sales Araújo, a Assessora de Normas e Jurisprudência do TCE do Tocantins (TCE-TO) Khenia Rúbia Franco Nunes e o Conselheiro Manoel Pires dos Santos apresentarão a palestra ‘A integração das soluções dos Tribunais de Contas por meio de Comitês e a experiência do CJSP’, encerrando a programação da quinta.

. Encerramento

Na sexta-feira, o segundo dia do encontro será aberto, às 10h00, pelo Coordenador do Comitê de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação, Conselheiro José Alfredo Rocha Dias, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA).

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) Severiano Costandrade apresentará, às 10h15, o tema ‘LGPD: Impactos nas Cortes de Contas’. Às 11h00, o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Aroldo Cedraz falará sobre o papel do controle na transformação digital do setor público.

Às 11h45, os técnicos Hugo Viana Oliveira, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO); Rodolfo Luiz Pardo dos Santos, do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ); e Igor Magri Vale e Leila Alves Martins, do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), apresentarão o projeto ‘Painel Plenário Virtual’.

O encerramento do 3º encontro de TI ficará a cargo do Conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Ivan Lelis Bonilha. Para mais informações sobre o evento, basta acessar o link https://www.tce.sp.gov.br/encontrodeTI.

https://www.tce.sp.gov.br/encontrodeTI