Manuela Leitão - foto

10/10/2018 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio do Núcleo de Monitoramento do Observatório do Futuro e da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), realizará, no próximo dia 26 de outubro, sexta-feira, das 9h00 às 12h30, na Capital, a segunda edição do Seminário ‘Gestão Sustentável na Administração Pública’.

O evento, que ocorrerá no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, é aberto ao público externo e reunirá técnicos, especialistas e autoridades para debater o papel das instituições e dos entes públicos no desenvolvimento de projetos e mecanismos que permitam o estabelecimento de uma política de responsabilidade socioambiental nas administrações. 

O objetivo da Corte de Contas, de acordo com a Coordenadora do Observatório do Futuro, Manuela Prado Leitão, é debater a reponsabilidade dos gestores e das autoridades públicas no enfrentamento das questões ambientais e buscar soluções e estratégias para o aprimoramento de ações de sustentabilidade junto aos órgãos do Poder Público.

. Programação

A abertura do evento, que contará com 4 (quatro) painéis temáticos, ocorrerá às 9h00, com a presença do Presidente do TCE, Conselheiro Renato Martins Costa. As atividades serão transmitidas em tempo real pela internet, por meio da TVTCE, e pela página do Tribunal no Facebook.

O primeiro painel tem como tema ‘Aspectos gerais sobre gestão sustentável na Administração Pública’ e contará com exposição da Professora da Graduação na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luciana Stocco Betiol. Na sequência, a Superintendente de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Faga Iglecias Lemos, discorrerá sobre o assunto a partir de experiências desenvolvidas na Cidade Universitária.

Integrante da Advocacia Geral da União (AGU) e Doutora em Ciência Ambiental, Teresa VIllac Pinheiro Barki, proferirá a terceira palestra, compartilhando com o público as ações e os projetos desenvolvidos no âmbito da AGU. 

Especialista na área de Direito Administrativo e Ambiental, integrante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e consultora da Organização das Nações Unidas (ONU) em projetos relacionados a compras públicas, Denize Coelho Cavalcanti desenvolverá o tema ‘Rotulagem ambiental em licitações sustentáveis’.

Finalizando as atividades do seminário, a Coordenadora do Observatório do Futuro/TCESP, Manuela Prado Leitão, falará sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto aos municípios jurisdicionados no Estado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail epcp@tce.sp.gov.br.

Realizado pelo TCESP pela primeira vez no ano de 2016, o Seminário ‘Gestão Sustentável na Administração Pública’ tem como parceiros o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Verde e Meio Ambiente (SVMA); a Advocacia-Geral da União (AGU); a Superintendência de Gestão Ambiental da USP e da ONU-Meio Ambiente.

Clique aqui para fazer sua inscrição