27/08/2020 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) foi vencedor do prêmio nacional que tem por objetivo reconhecer as empresas mais bem posicionadas para enfrentar os desafios e colher as oportunidades do mundo digital. O Prêmio Empresa +Digital existe desde 2015 e reconhece o nível de digitalização de empresas de todos os setores de atividade.

A solenidade de premiação  – que pela primeira vez contou com uma categoria dedicada aos órgãos públicos –, foi realizada na quarta-feira (26/8), às 18h30, na modalidade de videoconferência, e teve a participação do Presidente do TCESP, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, do Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fabio Correa Xavier, bem como do Diretor de Sistemas, José Ricardo Figueiredo Vaz, e do Diretor da Divisão de Tecnologia, José David Araújo.

Em suas palavras, o Presidente do TCE destacou o trabalho desenvolvido pelas equipes técnicas disse que informática operou uma extraordinária transformação no Tribunal de Contas, assim como, em outros setores da atividade humana.

"Hoje, os processos físicos estão em extinção. A Auditoria Eletrônica permite o acompanhamento simultâneo da movimentação fiscal de todo o setor público estadual e dos 644 municípios auditados pelo Tribunal”, disse. ”Na pandemia, temos o acompanhamento diário de todas as aquisições de bens e serviços destinados ao combate à COVID-19”.

O Presidente enfatizou que, com o uso da tecnologia, a respostas às demandas são mais ágeis, o que aproximou mais o Tribunal de Contas da sociedade.

"Hoje o cidadão sabe qual o custo de manutenção da Câmara de Vereadores do seu município, quanto lhe custa no bolso. Pode fiscalizar a escola dos seus filhos e encaminhar suas reclamações, tudo por um breve acesso ao site do TCE, às suas ferramentas e plataformas, com total facilidade”,  finalizou.

. Projetos

Para a escolha dos vencedores, o +Digital Institute, idealizador do prêmio, calcula o Índice de Maturidade Digital (DMI, em inglês), com base nas respostas de questionários respondidos por servidores e por colaboradores das empresas participantes.

O índice leva em consideração quatro dimensões sobre o uso da tecnologia: mobilidade, impacto social, gestão de informação e governança. Projetos desenvolvidos pelo DTI nos últimos meses, a exemplo da Solução de Colaboração Integrada; as sessões por videoconferência; os painéis e mapas temáticos; a plataforma ‘Olho na Escola’; a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI); os sistemas para solicitação de sustentação oral e envio de memoriais; a criação do ‘Painel COVID-19’, entre outros, fizeram com que o TCE obtivesse a maior nota dentre os concorrentes.

O ‘Protocolo Digital’, lançado em 1º de julho, foi mais um projeto que prospectou a Corte na premiação. O sistema visa facilitar e agilizar a entrega e o recebimento de documentos e proporciona comodidade aos usuários, que não precisam mais sair de casa.

“Esta premiação é o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito por todos do TCE. É um orgulho poder participar e colaborar com esse processo de transformação digital da instituição, que não seria possível sem a efetiva participação da comprometida equipe do DTI”, pontuou Fabio Xavier ao destacar que, mesmo frente à pandemia da COVID-19, o Tribunal continuou fazendo o importante trabalho de controle externo, com segurança e eficácia.