Terceiro Setor é tema de primeiro encontro sobre fiscalização no TCESP

 

22/03/2019 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo promoveu, ontem (22/3), das 9h00 às 12h00, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, a primeira edição do evento ‘Encontros da Fiscalização 2019’ com o tema Terceiro Setor. 

A mesa solene foi composta pelo Presidente da Corte de Contas paulista, Conselheiro Antonio Roque Citadini; pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Jerson Domingos; pelo Secretário-Diretor Geral do TCESP, Sérgio Ciquera Rossi, e pelas Diretoras da 1ª e da 10ª Diretoria de Fiscalização, Sônia Rocco e Ednéia de Fátima Marques, respectivamente.

Ainda integraram a mesa de trabalhos o Assessor Procurador-Chefe do Gabinete Técnico da Presidência (GTP), Mauricio Antonio Varnieri Ribeiro; a Assessora-Técnica, Deize Lins Rifahi e o Agente da Fiscalização Financeira, Douglas André Pinelli. 

Ao abrir as atividades, o Presidente do TCE agradeceu a todos os participantes do Estado, bem como aos servidores dos Tribunais de Contas dos Estados de Santa Catarina e do Paraná que prestigiaram o evento. 
Roque Citadini expôs sobre a natureza do encontro e falou das dificuldades da fiscalização na Administração Pública dos municípios, dos Estados e da União, segundo ele, devido à falta de uma legislação nacional que normatize toda a matéria.

“Cada Tribunal fiscaliza diante das necessidades do seu Estado e aos poucos vai construindo a sua forma de fiscalizar. Sendo o país com realidades diferentes, a fiscalização sofre o efeito dessa realidade”, pontuou Citadini.
De acordo com o Presidente do Tribunal, uma série de eventos fará parte dos ‘Encontros da Fiscalização 2019’ com o intuito de compartilhar conhecimentos e informações acerca dos procedimentos e mecanismos de fiscalização. A programação abordará temas relevantes e contará com expositores de vários Estados para discutir cada maneira de fiscalizar e, assim, contribuir para o aperfeiçoamento das ações.

O evento, que foi transmitido em tempo real pela TVTCE, contou com o apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP).