28/09/2020 – SÃO PAULO – Com o objetivo de promover melhorias contínuas na tramitação de processos e na fiscalização dos recursos públicos, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) atualizou o repertório de instruções a serem aplicadas junto aos órgãos e às entidades públicas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas estadual e municipal.

Editado pela Secretaria-Diretoria Geral (SDG) e veiculado no Caderno Legislativo do Diário Oficial do Estado, ontem (25/9), o Comunicado SDG nº 46/2020 informa aos entes jurisdicionados que as atualizações foram adequadas às novas disposições da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e da Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais).

As novas instruções buscam aumentar a eficiência e a agilidade das prestações de contas no âmbito do TCE, bem como adequar e desburocratizar a rotina dos jurisdicionados, com o uso de ferramentas de tecnologia e mecanismos digitais implantados pela Corte, sobretudo ao longo da pandemia. A íntegra do Comunicado pode ser consultada por meio do link https://bit.ly/3kL6sss.

. Atualização

Em decorrência das novas medidas, como exemplo, estão a adequação dos jurisdicionados ao sistema eletrônico, que evita o uso do papel e proporciona segurança no encaminhamento de dados e informações; a implantação do Protocolo Digital; a alteração nos valores de remessa e nas ordens cronológicas de pagamentos dos órgãos estaduais.

Para fins de consulta, as instruções foram organizadas sob a forma de livros, subdivididos em títulos, capítulos e seções, que abordam temas específicos como: Prestação de Contas e Gestão Fiscal, Controle Interno, Atos de Pessoal, Licitações e Contratos, Repasses Públicos e Acesso à Informação.

Em caráter pedagógico, foram incluídos procedimentos para serem seguidos pelos responsáveis por adiantamentos nos municípios, com orientações a serem observadas na sua concessão e utilização, e foi disciplinada a forma de conhecimento pelo sistema de controle interno.

O texto integral das Instruções nº 01/2020 encontra-se disponível para consulta e download pelo site do TCE, na seção ‘Legislação’, pelo link www.tce.sp.gov.br/instrucoes.

Leia a íntegra das Instruções nº 01/2020