09/11/2020 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) apoia a campanha Novembro Azul, voltada à conscientização e à prevenção do câncer de próstata. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2020 foram diagnosticados 65.840 novos casos da doença.

Para incentivar a causa, durante o mês de novembro, o TCESP divulgará vídeos e mensagens nos videowalls instalados no saguão do Prédio-Sede e nos dois anexos da Capital. Além disso, o portal institucional, bem como a rede interna e as redes sociais da Corte adotarão símbolos na cor azul para destacar o assunto.

. História

O movimento Novembro Azul foi comemorado inicialmente na Austrália, em 2003, sob a denominação Movember, com o objetivo de abordar a gravidade do câncer de próstata e de arrecadar fundos para a campanha de prevenção da doença.

No Brasil, o movimento foi uma iniciativa do Instituto Lado a Lado com a Vida, que pretendia quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e realizar o exame de toque.

Novembro foi escolhido por ser o mês em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17. Já o símbolo do bigode, muito lembrado na campanha, surgiu em um pub, pouco antes do Movember, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer durante todo o mês como forma de apoio à conscientização da saúde masculina. 

. Câncer de próstata

Embora o câncer de próstata seja uma doença grave, em 90% dos casos há chance de cura, se o diagnóstico for realizado precocemente. Os principais fatores de risco são: idade, histórico familiar, obesidade e exposição a algumas substâncias, como arsênico e produtos derivados de petróleo, a exemplo de gasolina e óleo diesel. Os sintomas mais comuns da doença são a diminuição do jato de urina e o aumento na frequência urinária. 

Para diagnosticar o câncer de próstata, é necessário realizar o exame de toque e o de sangue, conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico). A doença é considerada um tumor da terceira idade, já que a metade dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos. Ainda assim, é essencial estar atento aos sintomas e realizar os exames preventivos.