25/02/2021 – SÃO PAULO – Com o propósito de aprimorar a fiscalização exercida junto aos entes jurisdicionados e, ao mesmo tempo, se adequar às restrições impostas em virtude da pandemia da COVID-19, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) está desenvolvendo um novo modelo de auditoria remota das contas públicas.

A nova modalidade foi discutida em reunião realizada na quinta-feira (25/2), às 10h00, com Diretores e técnicos da área de Fiscalização, e foi coordenada pela Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes.

Com o uso de ferramentas e mecanismos de Tecnologia da Informação aplicada às auditorias, o modelo dever ser, após aprovado e aprimorado, estendido para todas as Diretorias e para as 20 Unidades Regionais distribuídas no interior e no litoral do Estado.

. Piloto

Na oportunidade, foi apresentado um piloto da forma de fiscalização, implantado por meio da Unidade Regional do TCE em Ituverava (UR-17), junto à Prefeitura de Pitangueiras, jurisdicionada da Regional, e que teve como foco a área da Educação.

Os resultados foram expostos pelo Diretor Técnico da UR-17, João Gilberto Rey, e pelas Agentes da Fiscalização Camila Simão Costa e Ellen Radaelli Darini.

Participaram da reunião o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; os Diretores dos Departamentos de Supervisão da Fiscalização, Paulo Massaru Sugiura (DSF-1) e Alexandre Carsola (DSF-2); o Diretor de Tecnologia da Informação, Fabio Xavier; e a Chefe de Gabinete da Presidência, Rosy Maria de Oliveira.