Tribunal de Contas edita Manual de Redação

 

21/02/2019 – SÃO PAULO – Com o objetivo de padronizar a edição dos documentos oficiais do órgão, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou a primeira edição do Manual de Redação. A obra, direcionada ao público interno, aborda os tópicos que mais ocasionam dúvidas aos redatores e busca uniformizar a redação dos textos institucionais.

O material foi desenvolvido por servidores da Casa, sem prejuízo de suas atividades, e eventuais sugestões para seu aprimoramento devem ser enviadas, por e-mail, à Comissão Permanente de Análise de Jurisprudência (CPAJ), responsável pela idealização e coordenação do trabalho, que foi feito sob orientação da Presidência do TCE.

A obra foi dividida em seis capítulos, partindo dos aspectos gerais da produção textual (Capítulo I), passando por questões de padronização/forma (Capítulo II) e organização de conteúdo (Capítulo III), abordando os erros comuns e fornecendo dicas práticas para o melhor uso da língua (Capítulo IV), e apresentando comentários sobre concordância nominal e verbal (Capítulo V). Ao final, o manual ainda traz uma síntese sobre a elaboração de ementas (Capítulo VI).

Com essa ação, o Tribunal de Contas pretende fornecer aos servidores um instrumento de consulta e apoio para as atividades laborais, permitindo a otimização dos trabalhos de redação e revisão, buscando a padronização e a adoção de preceitos como a impessoalidade, a clareza e a concisão.