webdoor-guaratingueta-inau.png

15/12/16 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) inaugurou, na quinta-feira (15/12), às 9h00, a sede própria da Unidade Regional de Guaratinguetá (UR-14) com um ato oficial que reuniu, além de autoridades e lideranças regionais, Diretores e servidores da Corte de Contas.

Localizada na Avenida Doutor Ariberto Pereira da Cunha, no Bairro Portal das Colinas, a sede conta com uma área total construída de 1.150 m2 e foi edificada em terreno cedido pela Prefeitura. O prédio conta com 2 (dois) pavimentos e integra um complexo de órgãos públicos instalados na localidade.

Dentre as autoridades regionais, participaram da solenidade o Prefeito da Estância Turística de Guaratinguetá, Francisco Carlos Moreira dos Santos; o Prefeito eleito, Marcus Soliva; o Deputado Estadual Hélio Nishimoto; o Vereador João Pitta; o Comandante do 23º Batalhão da Policia Militar (BPM), Tenente Coronel Hélcio Vieira; a Tenente Coronel da Aeronáutica, Márcia Franco Andrade e os Delegados da Polícia Civil, Márcio Marques Ramalho e Hugo Parreiras de Macedo.

Também estiveram presentes o Presidente da 19ª Subseção de Guaratinguetá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Antonio Rebello; os Promotores de Justiça Alexandre Afonso Castilho, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e José Benedito Moreira, representando o Ministério Público paulista.

Integraram a comitiva do TCE o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; o Chefe de Gabinete da Presidência, Flávio Borgheresi; os Diretores dos Departamentos de Supervisão da Fiscalização (DSF´s), Alexandre Teixeira Carsola e Antonio Bento de Mello; o Diretor Geral de Administração (DGA), Carlos Eduardo Malek e o Diretor Regional de Guaratinguetá (UR-14), José Rubens Monteiro.

. Inauguração

A placa oficial foi descerrada pelo Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, que destacou o simbolismo da inauguração. Segundo ele, a nova sede não tem só imponência arquitetônica, mas representa o trabalho sério e de alto nível do Tribunal de Contas. “Este prédio estará aberto às demais instituições para trabalhar em conjunto no controle externo e na orientação dos jurisdicionados”, afirmou.

O Prefeito de Guaratinguetá, Francisco Carlos Moreira dos Santos, ressaltou a importância que o Tribunal de Contas ganhou no contexto nacional e mencionou novos métodos de controle externo, como a fiscalização concomitante, que permite a correção de rumos ao longo do exercício. “Nós temos muito orgulho de sediar a unidade regional do TCE”, concluiu.

Já o Deputado Estadual Hélio Nishimoto destacou a responsabilidade do Tribunal de Contas no atual momento do país. “Com a nova sede, haverá melhores condições estruturais para que a instituição continue fazendo o ótimo trabalho que faz”, afirmou.

. UR-14

Criada em 20 de agosto de 2008, a Unidade Regional do TCE em Guaratinguetá começou suas atividades em 15 de dezembro do mesmo ano, sendo a décima quarta unidade descentralizada da instituição no interior paulista.

Coordenada pelo Diretor Regional José Rubens Monteiro, a UR-14 atua na fiscalização contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial de 24 (vinte e quatro) municípios e de 90 (noventa) entes jurisdicionados, sendo 20 (vinte) órgãos estaduais e 70 (setenta) órgãos municipais.

Com uma população total de aproximadamente 1,4 milhão de habitantes, a unidade tem como jurisdicionados os municípios de Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Cunha, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, Santo Antônio do Pinhal, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Silveiras, Tremembé e Ubatuba.