Tribunal de Contas orienta gestores sobre importância da gestão documental

20/08/2018 – SÃO PAULO – Com 250 participantes inscritos, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em conjunto com o Arquivo Público do Estado e a Câmara Municipal de Campinas, promoveu, na quinta-feira (16/8), das 9h00 às 16h00, o XIX Encontro Paulista sobre a Gestão Documental e Acesso à Informação.
Voltado a gestores e servidores públicos, o evento, composto por 4 (quatro) palestras, buscou orientar os presentes acerca da importância estratégica da gestão de documentos públicos para as instituições.
Os trabalhos, que aconteceram no auditório da Câmara Municipal, reuniram representantes de 60 Prefeituras e 40 Casas Legislativas da região. Na oportunidade, a Corte de Contas foi representada pelo Diretor-Técnico da Secretaria-Diretoria Geral, Paulo Massaru Uesugi Sugiura.
Integraram a mesa de abertura o Subsecretário de Assuntos Institucionais de Campinas, Reinaldo Moretti; representando  o Presidente da Câmara,  Rafa Zimbaldi; o Coordenador do Arquivo Público do Estado, Fernando Padula Novaes; e o Coordenador do Arquivo da Câmara de Campinas, Kaiam Bernardes.

. Orientações
Em sua exposição, Paulo Massaru falou sobre a importância da transparência nos atos de gestão e da participação da população no acompanhamento e fiscalização dos gastos públicos.
O encontro, segundo o Diretor-Técnico, serviu para reforçar a orientação para que as instituições formulem e implantem suas políticas de arquivo, preservação e de gestão de documentos e de acesso à informação, como determinam a Constituição Federal, a Lei Nacional de Arquivos (nº 8.159/1991) e a Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011).